O diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, se reuniu nesta terça, dia 1º de março, em São Paulo, com o secretário de Logística e Transportes do estado, Duarte Nogueira.
O encontro na Secretaria Estadual contou com a participação do deputado Hélio Nishimoto (PSDB); do vice-prefeito de Paraibuna (SP), Vitor de Cássio Miranda; e, também, da observadora voluntária, Ana Beatriz Bontorim, que articulou a reunião.
Guimarães solicitou do secretário apoio ao Maio Amarelo, mobilização internacional em prol da segurança viária e que atua para salvar vidas em todo o mundo e aproveitou para fazer um resumo dos principais avanços do Movimento nestes dois anos de existência. O secretário Duarte Nogueira declarou seu apoio e compromisso com o Movimento neste ano.
Ainda na pauta do encontro, foram destacados o PGTM (Programa de Gestão do Trânsito nos Municípios) – importante iniciativa do OBSERVATÓRIO para contribuir nas políticas de gestão de trânsito nas cidades, suas ferramentas e facilidades para os gestores municipais neste setor.
Nogueira sugeriu ao OBSERVATÓRIO contribuir nos esforços para levar esse projeto à Região Metropolitana do Vale do Paraíba, até com um importante incentivo para ampliar o processo de municipalização do trânsito naquela região. De acordo com Nogueira, dos 39 municípios que integram essa RMC, 20 ainda não municipalizaram o trânsito.
Além disso, Guimarães apresentou ao secretário a Ferramenta de Autoavaliação Empresarial de Segurança Viária, desenvolvida em parceria com o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável).
A ferramenta está disponibilizada a todos as empresas do país no site das duas entidades (ONSV e CEBDS), para uso gratuito. Com ela, as empresas poderão avaliar a exposição aos riscos no transporte de suas equipes e cargas e buscar soluções para reduzir os acidentes nos deslocamentos; e, por consequência, todos os custos resultantes dessa situação.
Guimarães esclareceu ainda que a ferramenta permite às empresas avaliar o seu desempenho, reduzir prejuízos com os acidentes, além de ampliar a proteção dos recursos humanos.
[gallery link="file" ids="5296,5297,5298,5299,5300,5301,5302"]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.