O Banco Mundial e o Global Road Safety Facility, com o financiamento da Bloomberg Philantrophies, realizam no período de 17 a 19 de julho o “Workshop de Gestão de Velocidade no Brasil: Desafios e Políticas Públicas”, evento híbrido (on-line e presencial), em Brasília/DF. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é representado pelo professor do Departamento de Transportes e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano da UFPR e membro do Conselho Deliberativo da entidade, Jorge Tiago Bastos.
Hoje (17), a partir das 09h25, o professor Jorge Tiago Bastos fala sobre “Desafios do excesso de velocidade”, abordando: riscos do excesso de velocidade no Brasil; práticas e intervenções de gestão de velocidade; desafios e oportunidades.
“É um evento com o objetivo de discutir esse tema. Trazendo as diretrizes globais a respeito, mas também discutindo a realidade brasileira sobre o tema. Então na programação a gente tem a gestão da segurança viária no cenário brasileiro, trazendo um balanço da década, vai ser a fala do secretário [nacional de trânsito] Adrualdo, depois a gente vai ter fala do Observatório e da Universidade Federal do Paraná falando sobre indicadores do excesso de velocidade no Brasil, e depois, a gente tem também uma programação de discussão ao longo da manhã”, explicou o professor Jorge Tiago Bastos.
Num contexto mundial, o excesso de velocidade é uma das principais causas de mortes e lesões graves, portanto, a gestão da velocidade é considerada um método fundamental para melhorar os resultados da segurança viária. O workshop visa melhorar o conhecimento sobre esse tópico, entre profissionais e stakeholders relevantes. O treinamento fornece orientações práticas sobre a gestão de velocidade e sobre como melhorar a segurança em diferentes ambientes viários. Também são fornecidas informações sobre como essa abordagem pode tratar outros objetivos políticos importantes, incluindo a descarbonização.
O curso busca desenvolver a capacidade técnica em segurança viária ao fornecer conhecimento imediatamente aplicável para auxiliar na implementação de estratégias, planos de ação e iniciativas de gerenciamento de velocidade. O treinamento também abordará algumas das principais barreiras para a implementação bem-sucedida da gestão de velocidade e fornecerá as ferramentas necessárias para trazer melhorias substanciais nos resultados de segurança viária.
Local do evento presencial: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – SHS Qd. 06, Lote 01, Conjunto A – Asa Sul.
Link para a conexão on-line: https://bit.ly/wksproadsafety
Confira a programação completa abaixo:
Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP
Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.