O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) participa nos dias 28 e 29 de julho, do I Seminário Metropolitano Cidades Inteligentes - Juntos pela Mobilidade Sustentável e Segura, como convidado da organização do evento, que tem caráter técnico e institucional sobre mobilidade e saúde.
Nos dois dias de realização, o Seminário fomentará a troca de experiências e de informações com foco no transporte público, modais não motorizados – que inclui ciclistas e pedestres – e no meio ambiente, priorizando os diversos impactos na saúde pública.
Com o propósito de estabelecer objetivos adequados à realidade da Região Metropolitana de São Paulo capazes de contribuir para o alcance das metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) relativas à redução de acidentes com vítimas fatais, o evento pretende envolver os diversos setores da sociedade no compromisso de trilhar caminhos mais sustentáveis, seguros e adequados para a reversão do quadro atual. No Brasil, em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis), cerca de 45 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito.
O ONSV será representado por seu diretor-técnico, o engenheiro Paulo Guimarães, que integrará mesa de discussão e abordará o Programa de Gestão do Trânsito Municipal (PGTM) e a importância da municipalização do trânsito. Guimarães apresentará também dados de acidentes na Região Metropolitana de São Paulo. Participarão do seminário, ainda, os secretários Alexandre Padilha (da Saúde) e Jilmar Tatto (dos Transportes) da cidade de São Paulo, além de vários prefeitos e outras autoridades da Região Metropolitana de São Paulo e especialistas no assunto, que participarão de palestras, mesas redondas e uma série de outras atividades.
O Seminário é promovido pelo Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e, entre outros, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.