O Observatório Nacional de Segurança Viária participou nesta quinta-feira (15), de uma reunião promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para tornar mais eficaz o combate ao excesso de velocidade e reduzir os sinistros nas vias no Brasil. A reunião também contou com a presença de outras instituições responsáveis por inspecionar e regulamentar o trânsito brasileiro.
Atualmente, o excesso de velocidade nas vias é um dos fatores que mais causa mortes no trânsito, além de gerar um grande número infrações - com aumento de 77% de 2022 para 2023 nas vias federais, segundo a PRF.
Na reunião desta quinta-feira, a PRF apresentou resultados de operações que tiveram o objetivo de combater o excesso de velocidade. Entre estas, estava a Operação Temática de Fiscalização de Velocidades (OTEVEL), realizada nas superintendências regionais. O objetivo da OTEVEL é capacitar agentes na operação de radares portáteis, para serem utilizados nas atividades que buscam deter o excesso de velocidade.
"Como encaminhamento da reunião o Observatório sugeriu que a PRF conduza a construção de um documento que será assinado por todos os participantes da reunião, e que será encaminhado à Presidência da República e ao Congresso Nacional solicitando apoio político para alterar o Código de Trânsito Brasileiro e modificar dispositivos que dificultam a fiscalização de excesso de velocidade", comenta o CEO do Observatório, Paulo Guimarães, que participou da reunião e entregou ao diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, um exemplar do livro Segurança no Trânsito, uma das mais importantes obras sobre segurança viária do país e que está disponível para download no site do Observatório.
Participaram da reunião representantes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário (SNTR),do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET).
1/9
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.