Matérias

Observatório participa de reunião da PRF para discutir a fiscalização de velocidade

O objetivo da medida é reduzir o número de mortes e feridos no trânsito e evitar sinistros

Escrito por Portal ONSV

16 MAI 2024 - 11H49 (Atualizada em 17 MAI 2024 - 16H53)

O Observatório Nacional de Segurança Viária participou nesta quinta-feira (15), de uma reunião promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para tornar mais eficaz o combate ao excesso de velocidade e reduzir os sinistros nas vias no Brasil. A reunião também contou com a presença de outras instituições responsáveis por inspecionar e regulamentar o trânsito brasileiro.

Atualmente, o excesso de velocidade nas vias é um dos fatores que mais causa mortes no trânsito, além de gerar um grande número infrações - com aumento de 77% de 2022 para 2023 nas vias federais, segundo a PRF.

Na reunião desta quinta-feira, a PRF apresentou resultados de operações que tiveram o objetivo de combater o excesso de velocidade. Entre estas, estava a Operação Temática de Fiscalização de Velocidades (OTEVEL), realizada nas superintendências regionais. O objetivo da OTEVEL é capacitar agentes na operação de radares portáteis, para serem utilizados nas atividades que buscam deter o excesso de velocidade.

"Como encaminhamento da reunião o Observatório sugeriu que a PRF conduza a construção de um documento que será assinado por todos os participantes da reunião, e que será encaminhado à Presidência da República e ao Congresso Nacional solicitando apoio político para alterar o Código de Trânsito Brasileiro e modificar dispositivos que dificultam a fiscalização de excesso de velocidade", comenta o CEO do Observatório, Paulo Guimarães, que participou da reunião e entregou ao diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, um exemplar do livro Segurança no Trânsito, uma das mais importantes obras sobre segurança viária do país e que está disponível para download no site do Observatório.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário (SNTR),do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET).


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.