Começou nessa manhã (13.03) na cidade de Marrakesh (Marrocos) o 4º Fórum Global de ONGs (Organizações Não Governamental) de Segurança Viária reunindo representantes de 68 países dos cinco continentes. A cerimônia de abertura contou com a presença do Ministro dos Transportes e Logística do Governo de Marrocos Mohamed Najib Boulif, além de representantes do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes de Trânsito do mesmo país.
A mesa de autoridades contou ainda com a presença de Etienne Krug, diretor do departamento de prevenção ao trauma da OMS (Organização Mundial de Saúde), Dra. Ilham Bachisse, diretora de Hospitais e Ambulatórios do Ministério da Saúde do Marrocos, Marc Shotten, especialista do setor de Transportes do Banco Mundial, Joop Goos, presidente da PRI (Associação Internacional de Segurança Viária) e Jeffrey Witte, presidente da Aliança Mundial das ONG’s de Segurança Viária.
As autoridades ressaltaram a importância de ampliar os investimentos em educação, com o intuito de prevenir os acidentes em todo o mundo. “Hoje, a maioria dos países destina 2% do PIB para prevenir acidentes de trânsito. Isso precisa ser ampliado”, afirmou Marc Shotten. Para Joop Goos, o importante é estender a cooperação das ONGs de segurança viária, divulgando as boas práticas já desenvolvidas por muitas delas em diversos países.
Além das discussões sobre como ampliar o trabalho das ONGs junto aos governos e também a sociedade organizada, os participantes discutirão nos dois dias do evento, o papel das ONGs durante a reunião ministerial da ONU sobre segurança viária que será realizada no Brasil em novembro desse ano.
Para José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária que participa do Fórum representando o Brasil e divulgando o Movimento Maio Amarelo, a importância desses encontros é principalmente conhecer as boas práticas em diversos países para depois adaptá-las a realidade brasileira.
O evento tem encerramento previsto para o final da tarde de sábado (14).
[gallery columns="4" link="file" ids="1414,1413,1412,1411,1410,1409,1408,1407"]
CEO do Observatório participa de reunião técnica sobre álcool e direção, em Brasília/DF
Nesta terça-feira, 08, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, marcou presença em um importante encontro promovido pelo Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça.
Nova fase da parceria com o Observatório fortalece ações do iFood pela segurança no trânsito
O iFood – empresa brasileira de tecnologia e referência em delivery de alimentos na América Latina – renova sua parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como mantenedora social. A colaboração vai além do apoio financeiro: a empresa também passa a integrar o Conselho do Observatório, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de estratégias e decisões voltadas à promoção de um trânsito mais seguro para todos — especialmente no contexto da mobilidade e das entregas urbanas.
OBSERVATÓRIO celebra 6 Anos do Movimento A Voz Delas
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) marcou presença no evento que celebrou os seis anos do Movimento A Voz Delas, realizado na quinta-feira, 20 de março de 2025, às 08h, na fábrica da Mercedes-Benz, localizada na Avenida Alfred Jurzykowski, em São Bernardo do Campo/SP. Este evento foi uma oportunidade para destacar e comemorar as conquistas do movimento desde sua criação.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.