O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV participa nesta sexta-feira, 23 de setembro, do 10º Desafio Intermodal de Curitiba, no Paraná. O evento reunirá diferentes modais de transporte para avaliar qual a forma mais eficiente de locomoção pela cidade entre 18h e 19h, intervalo de tempo considerado horário de pico. O ONSV será representado no evento por seu vice-presidente, Mauro Gil.
Organizado pelo Programa Ciclovia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Desafio Intermodal conta com apoio da Prefeitura de Curitiba, dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da universidade e parceria do Instituto Lactec.
O desafio consiste em uma comparação entre os diferentes modais, que saem às 18h do Centro Politécnico da UFPR e retornam até o ponto de chegada, em frente ao prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade. Os desafiantes podem escolher o caminho que acharem melhor para a realização do trajeto, mas têm, necessariamente, de passar por um ponto intermediário: o Escritório Verde da UTFPR, antes de partirem para o ponto final. Todos os participantes são monitorados em tempo real por equipamento de rastreamento pessoal, zTrax.
O objetivo é avaliar, em um percurso de aproximadamente dez quilômetros, qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar no horário de pico em um grande centro urbano, utilizando três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes.
Os dados, coletados ao longo do percurso, resultarão em médias, que somadas, indicarão o modal mais eficiente. Ao final do desafio, os participantes devem responder a um questionário sobre a experiência, avaliando pontos sobre a infraestrutura urbana, como ciclovias, iluminação pública, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito. Após o desafio é disponibilizado um relatório com os dados de avaliação e resultados, que será utilizado pela Setran.
Transportadora Porto Ferreira adere ao Selo Mobilidade Segura
Ao longo de mais de quatro décadas, a TPF consolidou diversos segmentos e hoje é referência no transporte rodoviário de cargas. Contando com uma equipe altamente qualificada e equipamentos adequados, a TPF está preparada para transportar uma ampla variedade de cargas dentro de rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Observadora Certificada participa de homenagem às vítimas de trânsito, em Cabedelo/PB
A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira participou de um evento de homenagem em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba.
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.