Já preparado para a viagem de mais um feriado prolongado? Independente de seguir para a praia, regiões serranas, ou para o interior, como muita gente pega a estrada já na noite desta quarta-feira, dia 14, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária faz alertas para que sua viagem seja a mais segura.
Ciente que toda viagem nos induz à correria, não saia antes de ler nossas dicas e colocá-las em prática:
- Não inicie a viagem se estiver cansado ou com sono. Procure descansar antes de sair.
- Evite horários de pico, em que o fluxo de veículos é maior nas estradas até mesmo causando congestionamentos.
- O período, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, é de neblina em áreas de serra, próxima de rios e de lagos; portanto esteja atento.
– Para pegar a estrada, seu veículo deve passar por uma revisão. Confira as condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, além de sinalização como o triângulo.
– Se a sua viagem for longa, já tenha programadas as paradas para alimentação, abastecimento e descanso. E se enfrentar lentidões, não circule pelos acostamentos, que são espaços para serem usados apenas em emergência.
– Neste período, quando muitos veículos estão nas estradas, redobre a atenção; respeite a sinalização e trafegue sempre numa velocidade segura. Lembre-se que você não só deve respeitar a velocidade regulamentada, mas também evitar velocidade excessiva, aquela que você está dentro dos limites, mas em condições inadequadas para ficar com o ponteiro do velocímetro lá no alto. São situações de chuva, neblina, filas, direção no período noturno que exigem velocidade reduzida.
– Mesmo durante o dia, não se esqueça de manter os faróis ligados também para ficar mais visível aos outros motoristas.
– Não ligue o pisca alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar acidente.
– Mantenha sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar choques e colisões.
Vale ressaltar, também, que você nunca deve beber e dirigir e, ainda, usar o celular ao volante, use o cinto de segurança e faça todos usarem, além de ficar atento aos dispositivos de segurança para as crianças como as cadeirinhas.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.