O Insurance Institute for Highway Safety reconhece a importância do OSNV e faz parceria inédita.
Os Estados Unidos têm uma frota circulante de veículos que ultrapassa 220 milhões de unidades. O Brasil no ano passado chegou aos 65 milhões de veículos. Mesmo assim no nosso país morrem anualmente em acidentes de trânsito mais de 40 mil pessoas, um número maior do que os 32 mil nos EEUU.
Proporcionalmente no Brasil morrem quatro vezes mais pessoas e é por esse motivo que o Observatório Nacional da Segurança Viária – ONSV entrou em contato com o IIHS (Instituto de Seguro para Segurança nas Estradas) que trabalha já há mais de 10 anos para diminuir as fatalidades. Isso com a ajuda e reconhecimento das maiores seguradores daquele país e com o aporte de recursos das diversas empresas estatais e privadas.
O IIHS analisa, mede e gradua veículos, divulga estatísticas, trabalha para criar Leis e impõe regulamentos tendo sempre em vista um objetivo só: salvar vidas. E ao salvar vidas vai salvar a economia e, principalmente, o futuro do país. No Brasil o ONSV tem apenas um ano de vida, mas disposição e conhecimento suficientes para chamar a atenção do IIHS com o trabalho que faz.
De Airbags à Velocidade, passando por Bancos, Ciclistas, Cintos de Segurança,Colisões, Crianças, Freios ABS, Homens e Mulheres, Perigos nas Estradas, Primeira Habilitação, Problemas Urbanos, Sinais, Sinalização até chegar em Velocidade. Tudo é objeto de estudo e pesquisa do IIHS, assim como tudo é objeto de estudo e ação do ONSV.
“A parceria é um passo importante para aprender com os erros comuns e tirar proveito dos acertos individuais” disse José Ramalho, Diretor Presidente do ONSV “para nós é um orgulho ter o reconhecimento e o apoio do IIHS, é também um passo decisivo em direção a uma conscientização cada vez maior pra que possamos cumprir com o nosso compromisso que é de diminuir de forma drástica e significativa o impacto que os acidentes de trânsito têm em nossas vidas e nossa economia” finalizou Ramalho.
O ONSV está prestes a divulgar outras parcerias importantes, tendo como base a nossa realidade e tomando emprestado os bons exemplos que existem no mundo inteiro.
Por Carlos Lua Cintra Mauro
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.