A Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT) e a Prefeitura de Rio Verde (GO), realizaram dia 20 de setembro, o 1º Simpósio de Trânsito e Mobilidade Urbana. O evento recebeu o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária entre seus palestrantes e autoridades de órgãos de trânsito de todo o estado do Goiás.
Realizado durante a Semana Nacional de Trânsito, o evento promoveu o Plano de Mobilidade implantado por Rio Verde, para entrar em conformidade com a OMS/ONU para a redução de acidentes viários. Nele, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, ministrou a palestra: “No trânsito o sentido é a vida”, e lançou um desafio ao município.
“Praticamente todas as cidades do país estão abraçando o Movimento Maio Amarelo. O próximo passo, que a gente veio lançar o desafio, é transformar Rio Verde em um município Laço Amarelo. Uma credencial que o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, uma entidade ligada à Organização das Nações Unidas, está concedendo aos municípios que tenham o engajamento para a redução de acidentes de trânsito”, argumentou Ramalho.
Segundo o prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, palestrante com o tema: “Metas de redução da mortalidade no trânsito”, a meta deve ser adaptada à realidade de cada local.
“Se você já está em uma situação razoável, você deve buscar um benchmarking, um ponto de referência em uma situação melhor ainda, para então planejar essa meta mais ambiciosa. Porque a nossa meta de morte no trânsito na verdade é zero”, enfatizou Bastos.
Assista ao teaser do simpósio: https://www.youtube.com/watch?v=7wmF95Kqtyk
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="22916,22917,22918,22919,22920,22921,22922,22923" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.