Os desdobramentos do Seminário Urbanidade, por uma mobilidade segura, realizado em novembro, em Brasília, estão em pleno andamento; e, agora, o OBSERVATÓRIO acaba de lançar o e-book do evento - publicação eletrônica que traz a compilação de tudo que aconteceu e ainda muito mais. Trata-se de uma publicação moderna, com dispositivos como QR codes, que permitem aos leitores assistirem um resumo dos debates pela internet e pelos seus smartphones, podendo se aprofundar nas discussões, que também estão sintetizadas em textos.
O e-book “Urbanidade” reúne desde iniciativas que influenciaram o surgimento dessa marca que passou a permear projetos, ações e eventos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a partir do ano passado, chegando às propostas de todos esses eventos que vão apontar caminhos para soluções que levem à redução da violência no trânsito no país.
Na publicação, a sociedade terá acesso a uma contextualização de como teve início o conceito, em que ele se alicerça, como surgiu a ideia do Urbanidade e acompanhar a linha do tempo dos principais fatos que tiveram impacto nas políticas de trânsito no país.
A partir dessa contextualização, o e-book traz um resumo dos seus dois principais eventos de 2015: o Seminário, Urbanidade por uma mobilidade segura, realizado, no dia 3 de novembro, em Brasília, no auditório do Jornal Correio Braziliense, com ampla participação e transmissão ao vivo pela internet; e o Fórum das ONGs de Trânsito, que foi espaço de participação da sociedade civil organizada indicando suas propostas para um trânsito mais seguro no Brasil. O Fórum, intitulado O papel da sociedade civil na busca da segurança no trânsito, aconteceu como ação preparatória para a 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito, organizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde, em 17 de novembro em Brasília, do ano passado.
Os dois eventos tiveram painéis de debates com os cinco eixos propostos pela ONU/OMS para ampliar a segurança viária no mundo: Fiscalização, Infraestrutura, Segurança Veicular, Educação e Saúde, reunindo autoridades e representantes da sociedade civil, além do OBSERVATÓRIO como mediador de todas as mesas de discussões, que indicaram propostas de ações.
Compiladas, as propostas (veja todas as propostas nas páginas 54 e 55) passaram a ser um compromisso do OBSERVATÓRIO para ações a curto e médio prazos que deverão ser perseguidas pelos grupos de trabalho que serão formados e deverão começar a agir ainda neste primeiro semestre. Serão convidadas as autoridades responsáveis e que coordenam o trânsito no país (Denatran, Detrans, Cetrans, Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos), não só para participar das discussões, mas para protagonizar a análise e encaminhamento das propostas, ficando ao OBSERVATÓRIO secretariar, organizar e dar acompanhamento aos desdobramentos dos trabalhos (ações, cronogramas, métricas etc).
Conheça agora o e-book Urbanidade:
Transportadora Porto Ferreira adere ao Selo Mobilidade Segura
Ao longo de mais de quatro décadas, a TPF consolidou diversos segmentos e hoje é referência no transporte rodoviário de cargas. Contando com uma equipe altamente qualificada e equipamentos adequados, a TPF está preparada para transportar uma ampla variedade de cargas dentro de rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Observadora Certificada participa de homenagem às vítimas de trânsito, em Cabedelo/PB
A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira participou de um evento de homenagem em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba.
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.