Decisões para angariar votos têm como sequelas a dor pela perda de familiares e os altos gastos públicos devido aos acidentes de trânsito
Com o objetivo de chamar a atenção para as promessas eleitoreiras feitas durante a campanha, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária enviou aos representantes de todos os partidos políticos uma carta em que coloca em evidência o perigo de aumentar a velocidade máxima permitida nas vias e rodovias a fim de angariar votos. Enquanto a ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda a redução de velocidade com o objetivo de reduzir acidentes, alguns governantes tomam a decisão contrária e aumentam a velocidade das vias, indo na contramão de medidas para a segurança no trânsito.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2009), o excesso de velocidade contribui para cerca de 30% das mortes no trânsito nos países mais desenvolvidos e para 50% nas economias em desenvolvimento. Estima-se que para cada 1 km/h de aumento de velocidade, a incidência de acidentes com vítimas cresce 3% e o risco de morte nos acidentes entre 4 e 5% (OMS, 2009).
A redução dos limites de velocidades em vias urbanas deve ser uma tendência a ser seguida, pois contribui para a preservação da integridade dos usuários mais vulneráveis na medida em que reduz tanto os riscos de acidentes ocorrerem quanto a severidade dos mesmos. Sob esta justificativa, muitas cidades no mundo vêm adotando limites de velocidade mais baixos para vias urbanas devido à inevitável interação entre automóveis e pedestres. “No Brasil, que se vê é justamente o contrário: governantes aumentando a velocidade em detrimento à segurança!”, comenta José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Menos velocidade, menos gastos e dor
Medidas de controle de velocidade apresentam um potencial de reduzir os impactos da acidentalidade, tanto os mensuráveis, associados aos custos decorrentes, quanto os não mensuráveis, associados a dor e sofrimento.
Ao considerar apenas os custos mensuráveis, no Estado de São Paulo essa conta é de cerca de 8 bilhões de reais anuais, segundo estudos do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas – IPEA (IPEA/ANTP, 2003; IPEA/DENATRAN/ANTP, 2006), atualizados e tratados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Isso representa que cada cidadão arcou com R$ 200 por ano devido aos gastos públicos gerados por um acidente de trânsito.
Velocidade maior não significa menos congestionamento
O aumento do congestionamento, assim como dos tempos de viagem, são os argumentos mais utilizados contra a redução de velocidade nas vias urbanas. A alegação contrária a esta medida, de que aumenta os níveis de congestionamento, é contestável pelo menor espaçamento necessário para a circulação de veículos em velocidades mais baixas, de modo que uma via é capaz de acomodar mais veículos em velocidades mais baixas
Estudos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET – SP) já mostraram que o impacto da redução das velocidades máximas regulamentadas na capacidade das vias (taxa de fluxo máxima – medida da oferta de transporte) é pouco significativo, assim como na velocidade correspondente. O estudo, realizado em 2012, mostrou que a redução da velocidade da Avenida 23 de Maio não afetou a capacidade da via.
“Com o exposto acima, salientamos a importância que o tema tem para o debate público na sociedade, em particular para os candidatos e candidatas ao executivo dos estados brasileiros. O aumento da velocidade em vias urbanas não pode ser tomado como promessa eleitoral, pois é uma promessa que se constitui de um atentado à vida humana! A qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs brasileiras deve ser o foco principal das políticas públicas adotadas por seus representantes”, finaliza Ramalho.
Para ler o conteúdo completo da carta, clique aqui
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.