O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
“O curso ministrado contou com integrantes de diversos setores e secretarias do município, todos eles com trabalhos que influenciam de alguma forma no planejamento e operação da mobilidade urbana no município. A aplicação da capacitação era uma ação prevista no Plano de Mobilidade, o que também mostra a importância do conteúdo apresentado”, explicou Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO.
O curso apresentado pelo OBSERVATÓRIO e a UFPR, representados na ocasião pelo head de Mobilidade Urbana Pedro Borges, e o professor Jorge Tiago Bastos, integrante do Departamento de Transportes da UFPR, coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR e membro do conselho deliberativo do OBSERVATÓRIO, foi ministrado pelo professor Jorge Tiago Bastos.
E contou com a participação de 25 participantes, integrantes das Secretarias Municipais: da Infraestrutura; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; de Obras Públicas; além de membros da RPMobi (Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto), que puderam aprofundar os seus conhecimentos em diversos temas relacionados à segurança viária, mobilidade urbana e redução de lesões e mortes no trânsito.
Conforme avaliou Hellem Miranda, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, “O curso ministrado englobou desde os conteúdos mais abrangentes a respeito de segurança viária, quanto soluções detalhadas para o desenvolvimento de projetos de moderação de tráfego. Todos os temas foram apresentados de forma clara, objetiva, científica e também prática, permitindo aos participantes a identificação de sua real aplicação em suas atividades diárias como agentes públicos.”
A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto também destacou a qualidade de abordagem dos temas desenvolvimentos durante o curso, além da parceria realizada com o OBSERVATÓRIO nessa primeira turma do curso Visão Zero. “As dinâmicas desenvolvidas pelos participantes ao longo dos três dias de curso, puderam demonstrar a apreensão do conteúdo, sempre aplicado à realidade local do município. A parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária foi fundamental para o sucesso dessa ação de capacitação e esperamos que novas ações como essa venham a se repetir em breve no município”, finalizou.
Assuntos abordados no curso: I. Fundamentos de Segurança Viária; II. Introdução ao Visão Zero; III. Fatores de risco para a ocorrência e severidade dos sinistros de trânsito; IV. Tipos de sinistros e sua relação com a infraestrutura viária; V. Gestão da velocidade no ambiente urbano; VI. Noções sobre “Ruas Completas” e o uso de dispositivos de moderação de tráfego; VII. Identificação de locais críticos e efetividade de contramedidas.
1/5
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
CEO do Observatório participa de audiência pública que discutiu leis para combater crimes nas rodovias
No dia 12 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Zé Trovão (PL/SC). O encontro contou com a participação do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, além de diversos outros representantes do setor. O objetivo da audiência pública foi solicitar agilidade na tramitação de projetos de lei que visam combater os crimes nas rodovias brasileiras, como os roubos de carga.
Trans Zaneti adere ao Selo Mobilidade Segura
A Trans Zaneti nasceu da paixão de seus fundadores, desde a infância, pelo segmento de transportes. Sua sede está situada na cidade de Osvaldo Cruz, no oeste do estado de São Paulo, conhecida como a capital estadual do Bi-Trem Graneleiro. Atualmente, contamos com uma filial operacional estratégica na cidade de Ribeirão Preto, também no estado de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: