No último dia 17 de dezembro, as equipes do OBSERVATÓRIO, da Uber e também da Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André, cidade do Grande ABC/SP, realizaram uma manhã educativa e conversaram com cerca de 400 pedestres, motoristas e motociclistas alertando para o risco do mau comportamento no trânsito, principalmente sobre as festas, férias e a mistura de álcool e direção nessa época do ano.
Foram cerca de três horas de trabalho, bem em frente ao terminal rodoviário e ferroviário de Santo André, local de muita movimentação de veículos e pessoas a pé. A companhia de teatro Sopa de Comédia, que conta com a supervisão da Observadora Certificada Edna de Castro, também levou atores para chamar a atenção de quem passava pelo local. Foram abordados condutores de carros, motocicletas, pedestres, entre outros personagens do trânsito.
A mensagem espalhada destacou a importância de respeitar as regras de trânsito, buscando sempre proteger a vida daqueles que estão nas ruas e estradas. "Sem dúvida, essa parceria é fundamental. O governo, a sociedade civil, representada pelo Observatório, e as empresas, que também têm responsabilidade no sistema de segurança viária. Acredito que, hoje, é essencial ter esse tipo de ação. Educar as pessoas é o nosso 'feijão com arroz', como costumamos dizer. Esperamos continuar ampliando essas parcerias", disse Yuri Villacorta, Gerente de Comunicação da Uber.
Foi a segunda vez que o Observatório realizou essa atividade com a Prefeitura de Santo André. Desde 2022, a parceria do ONSV com a Uber leva essa proposta de blitz educativa para as ruas de cidades em todo o país. Ao todo, já foram realizadas mais de 10 ações desse modelo, no nordeste e sudeste do Brasil.
Veja como foi a ação em Santo André, clicando aqui!
Assista também a entrevista com Yuri Villacorta, Gerente de Comunicação da Uber, sobre a ação em Santo André/SP, clicando aqui!
1/5
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.