Durante os dias 21 a 24 de novembro, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi palco do 78º Encontro Nacional dos Detrans e do XVII Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotrans), um evento de extrema importância para discutir e aprimorar questões relacionadas ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e suas resoluções emitidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Na oportunidade, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representando pelo seu CEO, Paulo Guimarães, e Jonielson Oliveira, presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans), assinaram o acordo de cooperação técnica entre as entidades.
“Esse termo de cooperação é fundamental para a gente conseguir chegar aos nossos objetivos enquanto instituição, então a AND é quem agradece imensamente ao Observatório por topar esse termo de cooperação onde serão desenvolvidos aí vários estudos, educação para o trânsito, ajudar os municípios a ingressar nesse sistema de municipalização e integração ao sistema nacional. Então, nós que agradecemos. O Observatório é uma instituição que já está segmentada, concreta nas suas ações, é reconhecida a nível nacional e é isso o que a gente busca, integrações e parceiros para juntos conseguirmos chegar aos nossos objetivos, junto ao Sistema Nacional de Trânsito”, argumentou e Jonielson Oliveira, presidente da AND.
A formalização do acordo apresenta cinco metas principais: intercâmbio de dados, por meio da AND, o OBSERVATÓRIO irá aprimorar a base de dados para dar suporte aos projetos de pesquisa desenvolvidos pela entidade, no âmbito do MobLab do OBSERVATÓRIO; o incentivo e o apoio à municipalização do trânsito, por meio da divulgação, oferecimento e promoção do curso Transformando Cidades, que tem como foco a capacitação de técnicos e gestores de prefeituras; a terceira, trata da promoção da Educação para o Trânsito nos estados, por meio de uma parceria com o programa Educa, ou seja, cada Detran, por meio da AND, junto ao OBSERVATÓRIO, tem esse compromisso de desenvolver o Educa.
Como quarta meta, a promoção dos conteúdos das campanhas educativas, por intermédio da divulgação e disseminação do programa Laço Amarelo. Para o quinto item, o OBSERVATÓRIO oferece pesquisadores e um banco de horas para que a AND identifique algum tipo de assunto relacionado à segurança no trânsito para demandar ao OBSERVATÓRIO que desenvolva esse determinado estudo.
Para o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, “o trabalho é em conjunto e o protagonismo é de quem promove as políticas públicas, mas o Observatório pode ser o grande braço técnico de apoio dos Detrans nessa empreitada de redução das vítimas de trânsito.”
1/8
Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP
Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.