Vale a pena conferir a participação do diretor da entidade
O diretor-técnico do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), Paulo Guimarães, destacou durante participação no Programa “Encontro”, com Fátima Bernardes, na Rede Globo, nesta quarta, dia 17, que as tecnologias são extremamente nocivas para o trânsito porque roubam a atenção, sobretudo dos jovens, que passam a ficar muito mais vulneráveis nas vias.
Ele destacou que ao atender o celular, por exemplo, toda concentração necessária para dirigir é destinada à tecnologia e os riscos passam a ser enormes. “37% da nossa concentração vai para o celular quando vamos atendê-lo”, explica.
Guimarães foi convidado a repercutir com a apresentadora os dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que alertam para o crescimento do número de vítimas do trânsito, sobretudo jovens. Entre os jovens, a violência no trânsito já é a segunda causa de morte, ficando atrás apenas de homicídios, de acordo com a OPAS. No Brasil, a faixa etária de 18 a 24 anos representou 17% do total das vítimas fatais em 2013, que chegou a 42.291 pessoas.
Durante o programa, Guimarães destacou ainda que outro agravante para esse cenário está na formação dos motoristas. Ele defendeu que não temos bons exemplos e referências na infância, seja na escola ou na família, em relação ao trânsito. “Pais aconselham, por exemplo, o uso do cinto de segurança aos filhos, associando apenas às multas e não à preservação da vida. Nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), o ensino também é equivocado e insuficiente e quando os motoristas passam por uma reciclagem, ela também não é a mais adequada”, afirma.
Vale a pena assistir à íntegra da participação, acesse o link: http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/videos/t/programa/v/celular-e-uma-das-principais-distracoes-de-jovens-ao-volante/4258713/.
Maio Amarelo
Nos bastidores do “Encontro”, Guimarães entregou uma camisa do Movimento Maio Amarelo à apresentadora. O Maio Amarelo é uma mobilização internacional em prol da segurança no trânsito que busca salvar vidas com conscientização e prevenção.
O ator Gil Coelho, que participou do programa e atua na novela das 19h, I love Paraisópolis, com a personagem Lindomar, também deixou um depoimento para o movimento. Confira: https://www.facebook.com/maioamarelo/videos/vb.532139106894296/810835882357949/?type=2&theater
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.