Temáticas relativas ao Projeto Recomeço foram objeto de discussão ocorrida nesta quinta-feira, 6 de outubro, em reunião no CRR (Centro de Referência em Reabilitação) de Campinas, localizado no distrito de Sousas. O encontro debateu novas etapas necessárias à implantação do projeto.
Participaram da reunião o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, representado pela gestora de Comunicação, Daniela Gurgel, representantes da Seguradora Líder-DPVAT, a equipe técnica e coordenadores do CRR (Centro de Referência em Reabilitação) de Campinas, além de um dos pacientes do Centro e o diretor da SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado), Gustavo Fraga.
No encontro foi discutida também a realização de um fórum sobre o projeto, que deve ocorrer no próximo mês de dezembro. A equipe da Seguradora Líder que participou e a representante do OBSERVATÓRIO, após a conclusão das discussões visitaram alguns locais da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp), para que fossem avaliadas as opções para sediar o fórum. Na avaliação de Daniela Gurgel, a reunião foi bastante produtiva e o projeto pode ser amplamente conhecido de debatido por todos os que estiveram presentes no encontro.
Recomeço
Criado pelo OBSERVATÓRIO, o Projeto Recomeço propõe ações no sentido de incentivar o regresso ao mercado de trabalho, da população que contraiu algum tipo de deficiência em acidentes de trânsito. E ainda à capacitação das vítimas para desenvolverem outras atividades profissionais, no caso de a deficiência contraída a impedir de atuar na função anterior ao acidente, e também na área esportiva.
Em fase piloto, o Recomeço se ocupa no momento da discussão relativa à preparação da capacitação de profissionais para abordagem dos vitimados em acidentes, no sentido de auferir a disponibilidade para disputar em processos de seleção de empresas eventuais vagas disponíveis no percentual ao qual elas têm de, necessariamente e por determinação legal, reservar para a contratação de portadores de deficiência.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.