Encontro em Campinas com médicos definiu encaminhamentos para a reunião do Urbanidade em Brasília, em maio, além de outros projetos
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, se reuniu com os médicos Gustavo Fraga, especialista em trauma da Unicamp e também membro da SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado; e Edilson Zancanella, otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono, em Campinas, nesta segunda, dia 18 de abril.
Um dos pontos centrais do diálogo foi a reunião para a formação dos GTs - grupos de trabalho - para dar encaminhamento na lista de compromissos que foi construída a partir do Seminário Urbanidade – por uma mobilidade segura, em Brasília; e do Fórum das ONGs de Trânsito, que apontou as contribuições da sociedade civil por um trânsito mais seguro, em dezembro do ano passado, também na cidade de Brasília.
O médico Gustavo Fraga que foi o coordenador do eixo Saúde, no seminário, foi convidado a coordenar o GT, sobre o tema, e já confirmou presença na reunião do dia 12, em Brasília, para a organização dos grupos e início dos trabalhos.
Pesquisa sobre sonolência - Ainda na pauta, Ramalho definiu com os médicos os próximos passos para o esboço de um projeto sobre sonolência que envolve o OBSERVATÓRIO, a SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado - e terá a coordenação do especialista Edilson Zancanella, que será voltado para o público caminhoneiro na região de Campinas.
Além deste projeto, Ramalho e os médicos ainda alinhavaram ações para a implantação do Projeto Recomeço, que terá como público pessoas sequeladas em acidentes de trânsito e tem como proposta a reinserção dessas pessoas profissionalmente ou no mundo do esporte. Entre as proposta, eles definiram a construção de uma agenda de visitas às entidades como a Rede Sarah, em Brasília; e Lucy Montoro, em Campinas; referências nesta área.
Palestras na Unicamp vai abordar Maio Amarelo
No encontro também foram agendadas duas palestras que serão ministradas tanto na Faculdade de Ciências Médicas - FCM-Unicamp, voltada para o público da Liga do Trauma e outros convidados; quanto uma aula voltada para os alunos de Otorrinolaringologia também dessa Universidade. As duas palestras terão como foco o Maio Amarelo e estão previstas para o dia 27/04 e 06/05, respectivamente, Em breve, mais informações serão detalhadas no site do OBSERVATÓRIO.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.