No Programa Canal Livre da TV Band deste domingo (21), os jornalistas Rafael Colombo, Olívia Freitas e Ronald Gimenez analisaram com o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho e o advogado especialista em direito do trânsito, Maurício Januzzi, as mudanças propostas pelo governo federal para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Durante a entrevista, Ramalho expôs a posição do OBSERVATÓRIO para os itens que compõe a PL 3267/2019, que seguiu para a análise da Câmara dos Deputados. Nova formação do condutor, a importância do uso do simulador de direção, percepção de risco no trânsito, educação para o trânsito, indústria da multa e os números alarmantes dos acidentes de trânsito no país foram alguns dos temas que Ramalho discorreu.
O diretor-presidente ressaltou que hoje o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) é formado por um corpo técnico de excelentes profissionais que já trabalharam em fiscalização nas rodovias, que tem como diretor Jerry Adriane Dias Rodrigues, e que essa nova gestão avança muito para implantar a educação de trânsito nas escolas.
Dividido em três blocos, o programa pode ser assistido em:
https://youtu.be/XjS6Co5Nsjw
https://www.youtube.com/watch?v=zUpdKoR-KMM
https://www.youtube.com/watch?v=e7Ml1-PS6oc
Confira os principais pontos abordados:
Bloco 1:
3:00 – por que nosso trânsito mata tanto?
6:10 – números do trânsito brasileiro e formação do condutor
7:52 – meta da década mundial de redução de acidentes de trânsito da ONU
10:30 – projeção de mortes no trânsito para 2028, conforme meta do Pnatrans e gastos com os acidentes
12:21 – transformar o não uso da cadeirinha em advertência
14:30 – obrigatoriedade do Isofix nos carros
17:00 - alterar de 20 para 40 pontos na CNH e opinião dos motoristas profissionais sobre a proposta de mudança
19:50 – sobre o corpo técnico do Denatran
Bloco 2:
3:47 - indústria da multa e radares
7:03 - cidadãos de bem e motoristas profissionais são os que mais querem segurança no trânsito
8:48 – motorista sabe o que é certo e errado
9:24 - mudanças necessárias no CTB
Bloco 3:
0:32 - formação do condutor
3:55 - importância do simulador de direção
6:07 - entrega gratuita do Educa para o Contran
12:06 - novos modais e controle da velocidade dos patinetes
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.