O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária tem o prazer de compartilhar os conteúdos relacionados à sua participação na 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, realizada em Marrakech, Marrocos, na última semana.
O CEO, Paulo Guimarães, representou não só a instituição, mas também o Brasil, nas discussões sobre a promoção de uma mobilidade mais segura a nível global, inclusive conhecendo as boas práticas mundiais na área.
Para a 4ª Conferência, o OBSERVATÓRIO confeccionou materiais inéditos, com o intuito de dividir as contribuições e insights adquiridos ao longo dos debates e atividades realizadas.
O OBSERVATÓRIO na Conferência
O CEO, Paulo Guimarães, o OBSERVATÓRIO teve uma agenda cheia no Marrocos, com inúmeros momentos de conexão entre o poder público e a iniciativa privada de diversas partes do mundo. Esteve ao lado de parceiros nacionais, como a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a AND (Associação Nacional de Detrans), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o IBDTrânsito (Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito), participando de ativações e reuniões. Além disso, durante o evento, foram apresentados os trabalhos do Observatório para líderes e representantes de vários países.
Outro ponto muito importante foi a reunião de Organizações Sociais que antecedeu a Conferência e reuniu todas as ONGs que foram ao Marrocos e integram a Aliança Global para a Segurança Viária e que tratou de inúmeros temas de cada nação. Nessa oportunidade, Paulo pode explanar sobre o Maio Amarelo, convidando a todos a integrar esse Movimento.
O OBSERVATÓRIO ainda tratou do principal tema do ano, no Brasil, para a segurança viária, que são as questões que envolvem a velocidade no país. Ao longo da semana, o nosso CEO, buscou o compromisso de várias autoridades sobre esse tema, visto que é o único fator de risco definido pela OMS que o Brasil não cumpre.
Maio Amarelo
Uma das divulgações mais importantes ao longo dos três dias da Conferência, foi sobre o Movimento Maio Amarelo, a maior mobilização social em prol da segurança viária. Em todas as participações do CEO do OBSERVATÓRIO, ele convidou países e organizações para realizar ações de conscientização, durante o mês de maio, utilizando o laço amarelo, símbolo do Movimento.
Reconhecimento mundial da Campanha “Paz no Trânsito começa por você”
Um dos eventos paralelos realizados durante a Conferência foi o 10o Festival Global de Filmes de Segurança Viária, que escolheu o melhor filme da área em 2024. O OBSERVATÓRIO inscreveu as últimas quatro campanhas nacionais do Maio Amarelo e os quatro filmes foram selecionados para a final. Na escolha do júri, o OBSERVATÓRIO ganhou dois prêmios: venceu na categoria como melhor campanha regional - América Latina e Caribe - e também levou o prêmio de melhor campanha de todas as categorias, intitulado “Grande Prêmio” com o filme da campanha do Maio Amarelo de 2024, ou seja, o grande vencedor do 10o Festival.
Dados Gerais do Brasil
O OBSERVATÓRIO levou para o Marrocos um material impresso com os dados gerais do trânsito no Brasil. O CEO, Paulo Guimarães, apresentou e presenteou alguns líderes e especialistas do setor, durante a conferência, com o informativo.
O folder possui quatro páginas e conta com elementos gráficos e textos sobre temas relevantes. O material aborda a evolução da mortalidade no país, apresentando dados de 2011 a 2023, além de uma estimativa de óbitos até 2030. Traz o perfil das vítimas fatais, analisando faixa etária e modo de transporte e destacando os contrastes regionais, abordando a situação nos diferentes Estados brasileiros.
O material também apresentou o PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e dedicou um espaço institucional ao OBSERVATÓRIO, com uma apresentação, também, do Movimento Maio Amarelo e seu impacto.
Confira o material na íntegra clicando aqui!
Faça o download do material clicando aqui!
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.