Projeto de Lei (3919/2019), que tramita na Câmara Federal, de autoria do deputado Boca Aberta (PROS/PR), busca interromper a contagem de pontos e a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), das categorias C, D e E. Para comentar sobre esse projeto, a revista Quatro Rodas, ouviu o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho.
Caso o projeto seja aprovado, os motoristas dessas categorias que estiverem em atividade profissional e forem flagrados cometendo uma infração de trânsito serão punidos apenas com a cobrança de multa. Para o deputado, a atual realidade do trânsito brasileiro gera uma possibilidade maior do condutor ser autuado.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, é contrário ao projeto e defende que seja mantida a atual legislação. Para ele, a proposta do deputado é: “um absurdo. Mesma coisa que separar uma parte da sociedade e permitir que ela seja impune”. Ramalho ainda afirma que, “se o deputado quisesse proteger [a categoria], seria a favor das multas”.
Segundo dados do Infosiga – sistema que registra as mortes de trânsito no Estado de São Paulo – apontam que até outubro deste ano 146 caminhoneiros morreram em acidentes, e que outras 749 mortes tiveram envolvimento da categoria só no estado.
Observatório participa do 3º Workshop Vias Seguras, em Brasília
Nos dias 13 e 14 de maio, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) participou ativamente do 3º Workshop Vias Seguras, realizado em Brasília. O evento, que contou com apoio institucional, reuniu especialistas, autoridades e profissionais dedicados à construção de um trânsito mais seguro e eficiente em todo o país.
Embaixador do Maio Amarelo, Cesar Urnhani, fala sobre o Movimento ao Bom dia Goiás
Na última semana, o embaixador do Maio Amarelo pelo segundo ano consecutivo, Cesar Urnhani, foi convidado pelo Bom Dia Goiás, da Rede Globo, para comentar não só sobre o movimento Maio Amarelo, mas também sobre o excesso de multas aplicadas na capital goiana.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.