Primeiro semestre deste ano registrou 38. 924 ocorrências, segundo dados do Detran/SP
Programa Pulo do Gato, da Rádio Bandeirantes, destacou o aumento de quase 50% no número de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas no primeiro semestre deste ano, no estado de São Paulo. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, foi procurado pela rádio para avaliar esse cenário.
“Devido à pandemia, houve um alto índice de desemprego no país e certamente, muitas pessoas recorreram à motocicleta para fazer serviços de entrega. Acontece que o serviço de entrega, ele é regulamentado, existem regras, existe o treinamento necessário para o motociclista, ele é norteado dentro de regras”, ressaltou Ramalho.
Segundo o levantamento do Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 38.924 ocorrências de trânsito, alta de 47%, se compararmos com o mesmo período de 2020, quando houve 26.240 registros de sinistros.
Conforme levantamento do OBSERVATÓRIO, ainda nesse mesmo período do comparativo, também houve aumento nas infrações ligadas à condução de motocicletas. Em abril de 2019, foram aplicadas 25.870 multas a condutores que não utilizavam capacete. No mesmo mês deste ano, registrou-se 30.601 casos. O diretor-presidente do ONSV, o problema está ligado à falta de um modelo de formação mais completo para o condutor da categoria.
“Ele é muito, muito simples, básico. Que não ensina premissas básicas, por exemplo, como frenagem, como entrar em uma curva, a questão de ponto cego, principalmente porque essa capacitação é feita em primeira marcha, dentro do ambiente controlado, temos proposto mudanças da legislação para que esses motociclistas vão para a rua devidamente habilitados”, argumentou.
Ouça a entrevista completa:
[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Audio-2021-08-31-at-161818.mp3"][/audio]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.