Acordo de cooperação entre as entidades da sociedade civil e órgãos do Executivo federal articula ações para reduzir lesões e mortes nas estradas brasileiras
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária está entre as entidades da sociedade civil que assinaram o acordo de cooperação firmado com órgãos do Executivo federal, para instituir uma agenda permanente para promover ações de prevenção a sinistros de trânsito em rodovias e estimular políticas públicas voltadas à segurança viária, durante a abertura do I Seminário Internacional de Segurança Viária, hoje (21).
Esse acordo de cooperação segue os pilares do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), o qual prevê a redução do total de óbitos e lesões graves decorrentes de ocorrências de trânsito nas vias do país em 50% até 2028. O objetivo da cooperação é coordenar ações dos diferentes agentes envolvidos na segurança viária, a fim de tornar as estradas mais seguras e, consequentemente, reduzir o risco de acidentes graves.
Durante a assinatura do acordo de cooperação firmando a parceria entre a entidade e órgãos do Executivo federal, o OBSERVATÓRIO foi representado pela sua coordenadora de Comunicação, Daniela Gurgel.
Com vigência de cinco anos, a iniciativa conta com a adesão, além do MInfra (Ministério da Infraestrutura), do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Infra S.A., ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), Abeetrans (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), Inprotran (Instituto Nacional de Projetos Para o Trânsito e Segurança), ABSeV (Associação Brasileira de Segurança Viária), iRAP (International Road Assessment Programme) e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
Promovido pelo MInfra, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o I Seminário de Segurança Viária segue até quarta-feira (23). Na programação, palestras, painéis e workshops apresentados por especialistas em segurança de trânsito, brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de promover debates sobre as melhores práticas, planos, desafios e avanços para ampliar a segurança viária no Brasil, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da ONU (Organização das Nações Unidas).
O evento é transmitido pelo canal do MInfra no Youtube e tem tradução simultânea inglês/português:
[vc_video link="https://www.youtube.com/watch?v=lqfhsFDChEo" align="center"]
[vc_gallery interval="3" images="31107,31108,31109,31110" img_size="full"]
Fotos: Edgar Marra
Com informações de: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2022/11/minfra-institui-agenda-permanente-pela-seguranca-nas-rodovias-do-pais-1
OBSERVATÓRIO celebra 6 Anos do Movimento A Voz Delas
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) marcou presença no evento que celebrou os seis anos do Movimento A Voz Delas, realizado na quinta-feira, 20 de março de 2025, às 08h, na fábrica da Mercedes-Benz, localizada na Avenida Alfred Jurzykowski, em São Bernardo do Campo/SP. Este evento foi uma oportunidade para destacar e comemorar as conquistas do movimento desde sua criação.
Quanto custa uma vida?
Sinistro de trânsito com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais. Mais uma tragédia que está aí diante da realidade brutal das nossas estradas: o descaso que mata. Enquanto os corpos ainda são retirados das ferragens, começa o ritual do jogo de empurra-empurra [...]
Reunião do Programa Observatório Educa aborda Maio Amarelo e ‘Projeto Ver e Ser Visto’
Nesta sexta-feira, 04, foi realizada uma reunião on-line para o núcleo do Observatório Educa, de forma on-line. O encontro reuniu integrantes do Educa, Observadores Certificados e foi ministrado pela Coordenadora do Programa Educa, Cynthia Ramos, do Diretor de Operações do Observatório, Ronaldo Rodrigues da Cunha, e da Diretora de Impacto Social do Observatório, Giselle Marinho.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.