Na manhã da última sexta-feira, 06, foi realizada a reunião de lançamento das metas e objetivos do Núcleo de Saúde do Observatório Nacional de Segurança Viária, no HC de Campinas, o Hospital de Clínicas da UNICAMP. O encontro, que também foi transmitido em uma live via Google Meet, contou com a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, e com médicos e cirurgiões que irão atuar no núcleo.
Doutor Gustavo Fraga, que é presença garantida nos projetos do Observatório, foi apresentado como coordenador do Núcleo de Saúde do ONSV. Médico cirurgião do trauma, Gustavo Fraga é, atualmente, Professor Titular de Cirurgia do Trauma e Coordenador do DCT da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Na live foram apresentadas as metas e diretrizes do núcleo para o segundo semestre de 2024.
Além do CEO do Observatório e do Dr. Gustavo Fraga, participaram da live: Rodrigo Caselli, Milton Steinman e José Alberto Fernandes Silva, médicos especialistas em traumas, e Josiene Germano, médica do tráfego. O encontro ainda contou com a presença do Observador Certificado, médico com especialização em Oftalmologia e Medicina do Tráfego e perito examinador do DETRAN-SP, Dr. Sebastião Dominguez Neto.
Sobre o Núcleo de Saúde do ONSV
O Núcleo foi estruturado para debater assuntos e desenvolver ações relacionadas ao Pilar de Saúde do PNATRANS, direcionando para melhorias no atendimento às vítimas do trânsito dentro de um sistema de trauma a ser implantado no Brasil, além de fortalecer ações de prevenção, como o movimento Maio Amarelo.
O grupo tem como pilares de atuação e estudo: medicina no tráfego, medicina do dono, psicologia do trânsito, atendimento de traumas e reabilitação. Tudo isso visando mobilizar, produzir conteúdos em tais áreas, dar posicionamentos e respostas, além de fomentar a pesquisa acadêmica, destes pilares. O Observatório ainda tem um papel importante de contribuir com ferramentas, comunicação e advocacy.
"O núcleo de saúde, não é restrito para médicos, mas sim composto por pessoas que trabalham na saúde. É importante dizer isso. Imaginamos que podemos aproximar essas pessoas e dividir os trabalhos e discussões em grupos técnicos dentro desse grande núcleo", comentou o CEO do Observatório, Paulo Guimarães, ao abrir a live.
Confira a live na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=mNXCzGcwDHE
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.