As crianças já estão em férias. E as pipas já podem ser vistas no ar em várias cidades brasileiras. Brincadeira que diverte crianças há muito, elas representam, porém, sério risco a motociclistas, ciclistas e até mesmo pedestres. Não exatamente as pipas, mas o uso de cerol (mistura de cola e vidro moído) na linha de empinar pode ser responsável por graves acidentes e também por danos e até o desligamento de redes elétricas.
Passado na linha para cortar outras pipas, o cerol de transforma em verdadeira guilhotina, capaz de tirar a vida de pessoas em fração de segundos. Embora existam em São Paulo as leis 10017/98 e a 12192/2006 proibindo a venda e o uso do cerol, o fato é que ele costuma estar presente nas linhas de pipas. Por conta disso, pedestres, ciclistas e motociclistas devem redobrar a atenção neste período já que, esticada, a linha da pipa, muitas vezes, fica invisível.
Equipar a motocicleta com antenas chamadas corta linha de pipas já é obrigatório para motociclistas que trabalham com fretamento ou transporte de pessoas, conforme a Resolução 356, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Mas mesmo ao motociclista não se enquadra nestas duas categorias, e usa seu veículo para lazer ou para ir ao trabalho, é aconselhável equipar sua moto com essas antenas para proteger sua própria vida.
O cuidado de condutores de veículos, sejam eles ônibus, caminhão, automóveis, motos ou mesmo bicicletas, devem estar atentos também a outro quesito, que chega junto com as férias escolares: o aumento do número de crianças nas ruas. Este é o período do ano em que elas, em muitos bairros, costumam brincar livres pelas ruas. A atenção, então, deve também ser redobrada para que sejam evitados acidentes muitas vezes de graves consequências.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.