De 23 a 25 de novembro de 2021, foi realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, o 13º FOCOTRAN - Fórum dos Conselheiros de Trânsito. A vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados de Trânsito, coordenadora do grupo de estudos em Direito de Trânsito da OAB seccional do Rio Grande do Sul e Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rochane Ponzi, foi entrevistada pelo Portal do Trânsito e contou um pouco sobre a sua participação no evento.
Representando a Associação Brasileira de Advogados de Trânsito, a Observadora Certificada, durante um bate-papo com Celso Alves Mariano, destacou a sua visão sobre a realização da 13ª edição do Focotran e as oportunidades abertas para discussão de vários temas pertinentes relacionados ao trânsito.
Conforme explicou Rochane Ponzi, “acho que é uma virada de chave sim, pela pluralidade, pela democracia do debate, mas mais do que isso, porque temos visto em alguns estados da federação aquela vontade, aquele idealismo de alguns que possuem o poder da caneta, como eu brinco, de fazer diferente no seu próprio conselho de trânsito. Um exemplo é a questão do Detran de São Paulo, que sem medo, e eu imagino que não deve ter sido muito fácil ao doutor Frederico Arantes, abrir as suas seções de julgamento para que o cidadão possa ver que aquilo não é uma caixa preta”, destacou.
O encontro possibilitou a discussão de uma agenda com temas como: Integração do SNT (Sistema Nacional de Trânsito); sua responsabilidade salva vidas? Qual o papel e quais as mudanças que as entidades que fazem parte do processo de formação dos condutores estão dispostas a promover; atualização do CTB e Resoluções do Contran; PNATRANS; A importância do surgimento do Focotran”.
Assista à entrevista:
[vc_video link="https://youtu.be/7dY3FmLi9WQ" align="center"]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.