No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade em João Pessoa, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
A matéria exibida no jornal destacou que, apenas no primeiro semestre de 2024, foram registradas cerca de 6 milhões de multas por todo o Brasil, não apenas por excesso de velocidade.
"Hoje, uma das infrações mais graves cometidas no nosso trânsito é a velocidade. Em segundo lugar, vem a embriaguez no volante e depois, em terceiro lugar, a utilização do celular, que causa muita distração", disse a Observadora Abimadabe Vieira.
A equipe do JBP realizou um levantamento, juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) de João Pessoa, sobre os locais onde mais tem infrações registradas por excesso de velocidade na cidade. O maior número de multas foram registradas em cruzamentos, locais de extremo risco de sinistros.
Quando questionada sobre o motivo do nosso trânsito ser tão complicado, Abimadabe respondeu: "Nós temos condutores sem habilitação, sem capacitação. Muita gente vai para as ruas e não passou por um processo de aprendizado, por cursos, palestras... Então, essas pessoas tendem a cometer infrações."
Durante a reportagem, a equipe de cinegrafia flagrou diversas infrações nas ruas de João Pessoa. Diversos motociclistas sem capacetes, motoristas que não respeitam a faixa de pedestres ou a sinalização das vias. Os próprios cidadãos percebem a falta de prudência dos motoristas ou motociclistas nas vias da cidade.
"Com vias cada vez mais ocupadas, o desafio das autoridades é incentivar a população, mas também reforçar práticas punitivas. Principalmente aquelas que 'pesem no bolso' ", disse o repórter Alisson Correia.
"A multa é uma forma de educar o condutor. A educação para o trânsito a gente tem que iniciar nas escolas, para que a criança não cresça e seja esse condutor infrator de hoje", complementou Abimadabe.
Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/12966810/
Ação educativa será realizada em Santo André, grande ABC paulista
Será realizada amanhã, 17/12, a partir das 7h, no centro da cidade de Santo André mais uma ação educativa de conscientização para um trânsito seguro entre a Prefeitura da cidade, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana, juntamente com profissionais do OBSERVATÓRIO, incluindo Observadores Certificados e a Uber, empresa Mantenedora Social do OBSERVATÓRIO.
Brasil em Guerra: A violência viária supera as mortes por armas de fogo no Brasil - e ninguém fala sobre isso
Confira o artigo do nosso CEO, Paulo Guimarães, publicado na revista NTUrbano
Observadora Certificada ocupa cadeira da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea
Abimadabe Vieira, tomou posse da cadeira número 17 da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea (AMCLAC).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.