Projeto piloto do Programa Educa, do OBSERVATÓRIO, será implantado inicialmente em quatro escolas de Divinópolis/MG
A Prefeitura de Divinópolis, município Laço Amarelo, do estado de Minas Gerais, juntamente com o deputado federal Domingos Sávio (PSDB) recebeu ontem (18), o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na oportunidade, a servidora Agente de Trânsito do município e também Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rosely Eduvirgens, agradeceu ao engajamento do ministro, pela colaboração dentre tantos que contribuíram com o projeto piloto do Programa EDUCA que será desenvolvido na cidade.
O encontro aconteceu no auditório da Faculdade Pitágoras e contou também com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, da deputada Federal, Alê Silva (PSL) e de uma comitiva de servidores do Ministério da Educação (MEC), que se reuniu com prefeitos da macrorregião que compreende 44 cidades no entorno de Divinópolis para alinhamento de políticas públicas da educação na região Centro-Oeste de Minas.
Na oportunidade, a servidora Agente de Trânsito do Município de Divinópolis e também Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rosely Eduvirgens, que participava de batedor da comitiva, então solicitou permissão ao prefeito Gleidson Azevedo para se apresentar e agradecer ao engajamento do então Ministro ali presente, pela colaboração dentre tantos que contribuíram com este importante projeto piloto sobre trânsito e que será desenvolvido nesta cidade, o Programa EDUCA.
O Programa EDUCA possui um conteúdo desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana e apresentam atividades por ano de escolaridade que auxiliam o professor na realização da educação para o trânsito como tema transversal. O objetivo é incluir o projeto na organização curricular de todos as escolas do Brasil.
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="28674,28675,28676,28677" img_size="full"]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.