Na última sexta-feira (27), o Observador Certificado e Diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito de Macaé/RJ, Leandro Aracati, participou de uma entrevista ao Balanço Geral Interior-RJ, da TV Record.
Aproveitando da visibilidade da Semana Nacional de Trânsito, que ocorreu entre os dias 18 e 25 de setembro, o programa exibiu uma reportagem que destacou os números alarmantes de sinistros e mortes no trânsito em Macaé/RJ, no ano de 2024.
Somente no primeiro semestre de 2024, a cidade registrou 1.057 sinistros de trânsito, sendo 23 deles fatais. Além disso, cerca de 60% dos sinistros envolveram motociclistas, considerados um dos mais vulneráveis no trânsito atualmente.
"O número de imprudências que os motociclistas têm cometido é muito alto. O uso do celular numa motocicleta jamais deveria acontecer. Macaé hoje, de 4 acidentes que temos, pelo menos 3 tem envolvimento com motocicleta. E se nós não nos atentarmos a esses detalhes, se não trouxermos para cada um de nós a responsabilidade quando estivermos atrás do volante ou do guidão, os números vão ficar cada vez piores", disse o Observador Certificado, Leandro Aracati.
A reportagem destacou a importância das campanhas de conscientização e educação para melhorar esse cenário preocupante no trânsito.
"Nós temos que lembrar a todo tempo que vivemos em uma sociedade e temos regras. Onde termina o nosso direito, inicia o do próximo. Cada componente do trânsito tem que ter consciência. O pedestre, mesmo sendo a parte mais frágil do trânsito, tem obrigações. Quando for atravessar, procure uma faixa, olhe para os dois lados, não mexa no celular. O maior protege o menor, mas o pedestre também deve fazer sua parte", complementou Leandro.
Assista à reportagem completa: https://youtu.be/FP32XCOrhG0?feature=shared
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.