Trânsito e congestionamento próximo às escolas gera preocupação sobre segurança dos alunos no retorno às aulas
Com o retorno das aulas programado para este mês, a preocupação com o transitar e o transporte de crianças e jovens para a escola, o podcast Direção Preventiva, da Rádio CBN de Ribeirão Preto, conversou com o Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Delcides Araújo, na segunda-feira (09). O programa alerta para os cuidados que devem ser tomados durante o embarque e desembarque dos estudantes nas imediações das escolas.
O Observador Certificado orientou para que os pais ou responsáveis sigam as normas de segurança para efetuar a parada segura e não interrompam o fluxo de trânsito nos portões das escolas ao efetuarem o embarque e desembarque inadequado dos estudantes, interrompendo assim, o fluxo de trânsito e colocando a segurança deles em perigo.
Segundo Delcides, “é muito perigosa essa operação porque está tratando de crianças que estão vindo aí, há muito tempo sem ver os colegas e ficam naquela ansiedade”, ele também ressalta a importância da percepção de risco e a maneira adequada para evitar sinistros no trânsito nesse momento, “para os pais realmente terem essa atenção de que se não tem vaga, parar realmente em local mais próximo e se tiver a vaga, fazer corretamente a parada do veículo junto ao bordo da pista, sempre desembarcando a criança do lado da calçada”, alertou.
Sobre algumas escolas interditarem parte das ruas e vias para facilitar o desembarque, Delcides frisou: “isso é uma infração de trânsito para pessoa jurídica. Então o que tem que fazer, as escolas se organizarem e os pais e quem transporta as crianças, colaborarem, porque querer que a criança tome medidas seguras não é adequado. Os pais e quem transporta tem que dar o exemplo para que a criança absorva aquela conduta segura e depois com o tempo, ela também comece a adotá-las”, avaliou.
Ouça o podcast completo: https://www.cbnribeirao.com.br/podcasts/colunistas/direcao-preventiva/som,0,0,85620,especialista-da-dicas-de-embarque-e-desembarque-seguro-dos-estudantes-nas-escolas.aspx
Foto: Divulgação
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.