Matérias

Óbitos no trânsito de Canoas/RS tem como principal fator a ingestão de bebida alcoólica

Escrito por Portal ONSV

12 JAN 2021 - 15H52

Mais da metade dos óbitos em sinistros de trânsito em 2019, foram causados por condutores alcoolizados na cidade

Matéria do Jornal Diário de Canoas, do Rio Grande do Sul, aborda o levantamento feito pelo Detran-RS (Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul) ao cruzar dados da Secretaria da Segurança Pública e do IGP (Instituto Geral de Perícias), e consulta a Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e chefe da unidade de Estatísticas e Controle de Canoas, Monique Machado, para falar sobre o alto índice de mortes.

Em 2019, registrou-se 19 óbitos entre motoristas no trânsito de Canoas – 16 homens e três mulheres -. Desses, dez haviam ingerido bebida alcoólica, ou seja 52%. Em 2020, foram oito óbitos na cidade, duas mulheres e seis homens, porém o IGP ainda não repassou os resultados de teste de alcoolemia ao Detran.

“De acordo com a OMS, a pessoa que bebe tem 80% de chances a mais de matar ou de morrer no trânsito. Tu assumes o risco, não dá para dizer que é um acidente”, afirma Monique Machado, e complementa que a grande maioria das mortes está envolvida com sinistros que ocorreram nas rodovias e durante a noite/madrugada, “que representa o retorno de festas e barzinhos”.

Do total de óbitos de condutores de Canoas em 2019, uma mulher e nove homens eram motociclistas. Ao todo, o IGP testou no Rio Grande do Sul, 624 pessoas que morreram ao conduzir veículos de duas ou quatro rodas e 37% deles (232 motoristas) apresentaram álcool no sangue, dos quais 225 homens (97% das vítimas). Esse levantamento reforça os danos e custos sociais e econômicos decorrentes da tragédia no trânsito.

Leia a matéria completa em:

https://www.diariodecanoas.com.br/noticias/canoas/2020/12/24/alcool-mata-mais-motoristas-em-canoas.html

Foto: Divulgação/Diário de Canoas

Apresentação Tiago 99
Matérias

Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99

Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.

UBER_Osasco
Comunicação

OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito

Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

SITE_NOVO (11)
Artigos

Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo

A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.