Jackeline Santos
Nádia Cristina dos Santos Sudário
Eixo 3 do GEPCH (Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano)
Somos 5.570 municípios brasileiros distribuídos em 26 estados e o Distrito Federal. Destes, apenas 1.713 municípios possuem o trânsito municipalizado, ou seja, integrados ao Sistema Nacional de Trânsito - SNT (dados DENATRAN, 2021). A integração ao SNT é um passo importante para a garantia de um trânsito mais seguro, humano e ordenado. Onde o município estruturando as áreas executivas de engenharia, educação, estatística, fiscalização e operação, possuirá autonomia, respeitadas as normas do CONTRAN na tomada de decisões para o planejamento e execução de projetos viários.
Entretanto, antes de todo esse processo é fundamental que o gestor público municipal, ou até mesmo, candidatos ao governo no ato da disputa eleitoral, quando da composição do secretariado e da equipe técnica, analisem a formação profissional do novo responsável pela área de trânsito e transportes. Uma formação técnica para atuação na área específica vem somar, resultando sucesso, eficiência e eficácia na gestão pública, garantindo assim a aplicabilidade das exigências contidas no CTB, mais precisamente no art. 1º, §§ 2 e 3 que discorrem sobre o direito do cidadão em usufruir da segurança viária proporcionada pelos órgãos componentes do SNT, bem como por sua responsabilização quando esta garantia legal não for cumprida.
Jackeline Santos e Nádia Cristina dos Santos Sudário integrantes do Eixo 3 do GEPCH (Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano) do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária assinam o artigo.
Leia o artigo completo em: https://bit.ly/3w5FmTc
[vc_separator type="small" position="center"][vc_separator type="transparent"]
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26811" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]
Jackeline Santos - Observadora Certificada desde: 2020. Cidade: Ilhéus/BA.
Especialista em Gestão e Legislação de Trânsito; Pós-Graduanda em Direito de Trânsito e Psicologia do Trânsito; Instrutora Especializada em Fiscalização, Transporte Trânsito e equipamentos pesados; Idealizadora do Grupo CONVERGE AÇÃO - Conexão Verde Gestores em Ação; Tecnóloga em Gestão Ambiental; e Agente Municipal de Trânsito.
Instagram: @jsconsultorias.transito
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jackelinesantos-1475921a6
[vc_separator type="small" position="center"][vc_separator type="transparent"]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26813" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]
Nádia Cristina dos Santos Sudário - Observadora desde 2020. Cidade: Araguari/MG.
Geógrafa, Dra. em Geografia Urbana, Especialista em Engenharia de Tráfego e Trânsito.
Instagram: @nadiacssudario
LinkedIn: Nadia Sudario
[vc_separator type="transparent"]
[vc_separator type="transparent"]
[vc_separator type="transparent"]
Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas em Campinas/SP conta com o apoio do Observatório
O Hospital Santa Tereza, localizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, realizou, na última semana, uma série de treinamentos de Atendimento a Múltiplas Vítimas para seus colaboradores. O simulado aconteceu no dia 30 de janeiro, em frente ao Mercado Municipal do município, e contou com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária, por meio de seu Núcleo de Saúde.
Rio de Janeiro recebe Uber e Observatório em abordagem educativa
Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, levaram o programa: “Desacelere. Seu bem maior é a vida” na última 6ª feira, 24 de janeiro, para a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Durante quase três horas, mais de quinhentos cariocas e fluminenses conversaram com educadores sobre atitudes seguras ao transitar
Segurança e desafios no transporte de duas rodas são destaques em Seminário no Rio de Janeiro/RJ
No último dia 28, a Mantenedora Social do Observatório, Uber, realizou, junto com a Editora Globo, o “Seminário Moto no Rio: Rotas da Mobilidade”. O evento teve como objetivo debater a segurança, os desafios e os impactos do transporte de passageiros por duas rodas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.