No último dia 28, a Mantenedora Social do Observatório, Uber, realizou, junto com a Editora Globo, o “Seminário Moto no Rio: Rotas da Mobilidade”. O evento teve como objetivo debater a segurança, os desafios e os impactos do transporte de passageiros por duas rodas.
O debate aconteceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ e marcou também os dois anos de atividades do transporte de passageiros por motos, via aplicativos, na capital fluminense. O Seminário Moto no Rio: Rotas da Mobilidade contou com três painéis e oito convidados, entre eles, o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães. Todos os debates foram conduzidos por Tatiana Vasconcellos, jornalista e apresentadora do Estúdio CBN.
O painel inicial teve como tema central “Acesso à mobilidade: o impacto socioeconômico do transporte de moto por aplicativo no Brasil”. O debate contou com a participação de Ciro Biderman, Professor da FGV, e Laura Lequain, Head da Uber Moto no Brasil. O CEO do Observatório participou do segundo painel do dia, intitulado “Segurança para condutores e passageiros: desafios e melhorias urgentes”. Além de Paulo Guimarães, o painel contou com a participação de Egas Caparelli, representante da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) no Rio de Janeiro, e Luis Fernando Meyer, Diretor de Operações do Instituto Cordial.
Foram discutidos os caminhos para que o Brasil melhore a segurança de condutores e passageiros de motos, com foco no transporte. O painel também abordou as evoluções recentes e o que ainda é urgente em termos de políticas de segurança viária, legislação e circulação no Brasil. O debate destacou ainda a importância das parcerias entre os diversos setores da sociedade sobre o tema.
Durante sua participação, Paulo Guimarães falou sobre o trabalho do Observatório dentro da temática, sobre as campanhas e suas importâncias para empresas e municípios, a visão de futuro do transporte de passageiros em duas rodas e os pontos urgentes em relação à segurança de motoristas, passageiros e todos os que estão envolvidos.
“A base para melhorar é a nossa educação. Mas, de imediato, é preciso olhar para a questão da velocidade. Ela tem um efeito imediato. Mas isso passa pela sensibilização da sociedade. Um gestor, ao tomar uma decisão, será criticado. Mas será criticado por uma pequena parcela da população. Ele precisa ter essa consciência. Essa parcela faz muito barulho, mas ninguém está fazendo barulho para defender aquelas pessoas que vivem em áreas mais periféricas e sofrem mais com a falta de políticas públicas. Além disso, a capacitação desses motoristas e uma reformulação na formação dos condutores são muito importantes", comentou Paulo Guimarães.
O último painel teve como assunto principal a transformação de vidas por meio do transporte de duas rodas. O debate contou com a participação de Renê Silva, Fundador do Jornal Voz das Comunidades, Yasmin Canedo, Advogada e usuária de Uber Moto, e Wagner Duarte, motorista de aplicativo.
Confira o evento na íntegra clicando aqui!
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Panorama e perspectivas acerca das campanhas educativas de trânsito para 2025
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