Novos conceitos para o trânsito
O tema e slogan da Semana Municipal de Trânsito, instituídos pelo DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, “Sou a mudança no trânsito”, inspiraram o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) a lançar uma campanha nas redes sociais, com foco em comportamentos seguros para reduzir a acidentalidade no trânsito.
Durante todo o mês de setembro, todas as quartas e sextas-feiras, o público poderá acompanhar mensagens da campanha, que levará conscientização para todos os atores do trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores em geral e até passageiros, no caso, crianças transportadas. As peças são veiculadas no facebook e no twitter do ONSV.
A proposta é convencer a todos que no trânsito, toda mudança passa, em primeiro lugar, pelo compromisso pessoal de cada um em agir com responsabilidade e gentileza para garantir a segurança de todos.
A intenção do OBSERVATÓRIO é também destacar a necessidade de uma convivência baseada na “urbanidade” e no “aticismo”.
As duas palavras não parecem muito acessíveis, mas são fundamentais como primeiro passo para transformar o trânsito e têm sinônimos em outros conceitos que conhecemos bem como a gentileza, a civilidade, a cortesia e a educação. Os novos conceitos são uma forma de chamar a atenção do público, saindo dos chavões, muitas vezes, já desgastados e que acabam sendo ignorados por já terem se tornados clichês.
“Não existem dúvidas que, no trânsito, precisamos conviver e agir com uma certa polidez para quebrar esse clima de guerra e disputa, muito comum entre motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e passageiros”, defende a jornalista Daniela Gurgel, gestora de Comunicação do OBSERVATÓRIO.
Ela conceitua que “aticismo” vem de como o povo da Grécia Antiga vivia, com polidez e sensibilidade. Já Urbanidade, vem do pertencimento à cidade. “Portanto, pertencemos e precisamos estar integrados à cidade da melhor forma”, destaca.
Segundo Daniela, ser urbano no trânsito implica em dividir o espaço com o outro. E a divisão do espaço exige uma convivência harmoniosa e respeitosa nas vias.
A Campanha “Sou a mudança no trânsito” do OBSERVATÓRIO aborda os seguintes temas -
- uso do cinto de segurança
- respeito ao ciclista
- respeito à sinalização (incluindo a faixa de pedestre e placas)
- excesso de velocidade
- uso do celular ao volante
- uso do álcool na direção
- uso da cadeirinha para o transporte de crianças
- uso do capacete pelos motociclistas
A partir de agora, então, acompanhe nossas mensagens no facebook e twitter e já antecipe as comemorações da Semana Nacional de Trânsito, muita conscientização.
Vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, visita a sede do Observatório
Na tarde da última quinta-feira (07), o vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou a sede do Observatório, no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos/SP.
Projeto Motorista Série A, fruto da cooperação entre SEST SENAT e OBSERVATÓRIO, vence Prêmio SENATRAN 2024
Na última terça-feira (05), aconteceu em Brasília mais uma edição do Prêmio SENATRAN, que reconhece iniciativas voltadas à segurança no trânsito. Nesta edição, o SEST SENAT, parceiro e mantenedor do Observatório, venceu uma das categorias, com seu projeto Motorista Série A.
Trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa do Observatório vence Prêmio SENATRAN 2024
No último dia 5, mais um trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa/CNPq do Observatório Nacional de Segurança, foi premiado no Prêmio SENATRAN.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.