Um canal de informação, de conscientização, de formação, com conteúdos voltados para os mais diversos públicos: estudantes, especialistas da área de trânsito, jornalistas, empresas que precisam de serviços e assessoria na área, enfim, interessados no tema trânsito. Um veículo para aproximar ainda mais o (ONSV) Observatório Nacional de Segurança Viária de toda a sociedade. Foi com este objetivo que o Observatório reformulou integralmente e acaba de colocar no ar seu novo portal.
O atual site foi totalmente repensado, redesenhado e está muito mais organizado, facilitando a navegabilidade, busca de informações e trazendo ainda mais conteúdos para todos que se interessam por segurança viária e querem um trânsito mais seguro.
O projeto do novo site foi desenvolvido pela empresa Link Brand, de São Paulo.
Muitas novidades – a alteração visual do novo portal pode chamar a atenção, mas a readequação dos conteúdos é que vai facilitar o acesso dos internautas. A proposta também é dar um novo ritmo às atualizações garantindo mais atratividade.
Nossos destaques:
Um dos principais destaques será o menu “Estatísticas”, espaço que reúne duas importantes plataformas: o Portal íris e o SOMA (em fase de finalização). Ambas foram desenvolvidas pelo próprio Observatório e permitem o monitoramento das ocorrências, a construção de diagnóstico e análise dos dados sobre acidentalidade em todo o Brasil.
Essa área do novo site centraliza informações que possibilitam a construção de um verdadeiro retrato da violência no trânsito no Brasil. Com ela, o Observatório quer facilitar ao público (seja institucional, privado ou o cidadão) o acesso às informações e dados oficiais no Brasil e cumpre uma das suas principais premissas: a de observar as informações disponibilizadas, para compreendê-las e construir soluções, de forma conjunta, com toda a sociedade para um trânsito mais seguro.
Você encontrará neste espaço: estatísticas, mapas, gráficos e tabelas, que têm atualização periódica, facilitando a análise dos mais diversos aspectos.
Serviços - A seção de serviços promete ser um dos pontos altos também do site, nela empresas e cidadãos encontram todos os serviços que o Observatório disponibiliza à comunidade em geral.
Para quem busca ampliar conhecimento e formação sobre a temática trânsito e segurança, uma importante ferramenta do site será o botão “Educação”, que reunirá cursos, treinamentos, vídeos educativos que poderão ser acessados por todos.
Há um novo espaço para a participação na seção de Artigos. Todo mês, até cinco artigos serão selecionados para serem publicados neste espaço, reservado aos principais debates e opiniões sobre segurança, conscientização, prevenção de acidades, trânsito e mobilidade. Acesse essa seção para saber como participar.
E o que já tinha um grande interesse também tem espaço garantido, como as pesquisas e estudos disponibilizados, os eventos e toda a produção de vídeos, boletins e materiais produzidos pelo Observatório. Comece a navegar agora e confira todas as novidades.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.