Matérias

No Dia Mundial do Sono, OBSERVATÓRIO alerta: dirigir cansado é tão perigoso quanto após ingerir bebida alcoólica

Escrito por Portal ONSV

14 MAR 2018 - 16H30

Na sexta-feira, dia 16 de março de 2018, é comemorado o Dia Mundial do Sono. A data leva à reflexão sobre a importância do bom sono para uma vida saudável.  Nesta data, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária faz um alerta: dirigir com sono ou cansado é tão arriscado como conduzir veículos após ter ingerido bebida alcoólica.

“Dirigir exige o perfeito desempenho de três funções: a cognitiva (atenção, concentração, raciocínio e agilidade mental); motora (aquela que permite ao condutor reações imediatas) e sensório perceptiva (que abrange o tato, a visão e a audição). Por isso, as paradas periódicas nos trajetos viários mais longos são tão importantes, já que contribuem para a segurança” destaca o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.

Para Edilson Zancanella, médico coordenador do Departamento de Medicina do Sono na Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, o sono está diretamente relacionado ao impacto do acidente de trânsito com morte, já que ao não dormir direito o motorista pode ter sérias alterações na concentração, fator que influencia na forma de conduzir o veículo que pode leva-lo até mesmo a dormir ao volante. “O ronco, a apneia do sono e a insônia são sintomas da má qualidade do sono”, esclarece o médico. Daí vem a sensação de estar sempre cansado, das alterações de memória e de humor. A situação é ainda mais grave quando atinge os motoristas profissionais, que dirigem grandes distâncias.

Cuidar do carro e do corpo

Ao seguir viagem, a atenção ao veículo deve ser a mesma dada ao organismo. “Quem vai viajar prepara o carro fazendo a revisão, colocando o combustível com antecedência, carregando as bagagens, mas se esquece de si mesmo. Essas atividades acabam, muitas vezes, atrasando a hora de dormir e isso pode ter consequências. O motorista viaja com a família e se esquece de programar o seu próprio descanso no dia anterior”, alerta dr. Zancanella.

Na empolgação da viagem as pessoas dormem mais tarde, alterando a rotina biológica e sofrem com a queda na capacidade de concentração ao volante. A dica do médico é: “quem vai viajar descanse no dia anterior para seguir viagem com segurança e tranquilidade”. O médico especialista também reforça que o uso de remédios para dormir requer atenção e que nem sempre é a solução, já que é possível buscar outras medidas para ter uma boa qualidade do sono.

Recomendações de segurança

As recomendações do OBSERVATÓRIO para os motoristas são simples e podem fazer a diferença. Se, por exemplo, sentir sono, pare o veículo em local seguro imediatamente, tome água ou um café e movimente-se. Para garantir a continuidade da viagem com maior segurança, faça uma pausa de 10 minutos antes de retomar para a via ou rodovia. Se estiver cansado, o motorista deve evitar a direção. Ainda que a cafeína possa reduzir o sono, ela não minimiza o cansaço.

Se for percorrer longo trajeto, é importante fazer uma pausa de 10 minutos a cada 150 quilômetros. Na pausa, o ideal é tomar uma xícara de café e lavar o rosto. Quando se vai dirigir é fundamental também alimentar-se bem, preferencialmente, refeições à base de peixes, verduras e legumes. Evite comidas pesadas e gordurosas como feijoada e massas. No caso de enfrentar congestionamento, o melhor é que a parada seja a cada período de duas horas de viagem. Isso porque o estresse e o cansaço são potencializados em condições de congestionamento.

Em viagens durante a noite o cuidado deve ser redobrado, já que o cansaço se manifesta com mais frequência. Para perceber o esgotamento existem também algumas dicas. Uma delas é notar se não consegue se lembrar dos últimos quilômetros percorridos. Outra é sentir os olhos pesados. Perceber se a frequência com que pisca é maior que normalmente, indica, igualmente, sono.

Apresentação Tiago 99
Matérias

Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99

Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.

UBER_Osasco
Comunicação

OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito

Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

SITE_NOVO (11)
Artigos

Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo

A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.