Matérias

MOVIMENTO PILOTOS PELA VIDA CHAMA ATENÇÃO PARA CUIDADOS COM MAIS VULNERÁVEIS NO TRÂNSITO

Escrito por Portal ONSV

01 FEV 2022 - 16H11

Campanha realizada pelo SEST SENAT tem apoio e divulgação do OBSERVATÓRIO

No trânsito, nem sempre é fácil ter o controle de tudo, já que todos são responsáveis por atitudes que podem proteger a própria vida e a de outras pessoas. E não é preciso ser especialista em trânsito para ter consciência da necessidade de respeitar os limites dos envolvidos no cenário: na relação entre um caminhão e uma moto, por exemplo, a vulnerabilidade de quem está sob duas rodas é clara. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as regras relacionadas à vulnerabilidade dos usuários do trânsito fazem sentido, principalmente, quando se levam em conta dados divulgados pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde): mais da metade de todas as mortes no trânsito ocorre entre usuários vulneráveis das vias – pedestres, ciclistas e motociclistas.

Quando se trata de acidentes envolvendo caminhão e moto, a preocupação é ainda maior devido à diferença de tamanho e ao nível de proteção dos condutores. Em 2020, 10% dos sinistros fatais nas rodovias brasileiras envolveram caminhões e motocicletas, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal.

Pensando nisso, o SEST SENAT, em parceria com a Raízen, licenciada da marca Shell, lança neste mês, o movimento Pilotos pela Vida. A iniciativa também conta com o apoio do IFood, do Ministério da Cidadania, do Ministério da Infraestrutura, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e da Transjordano. O movimento tem como objetivo conscientizar motoristas sobre os principais riscos envolvendo motocicletas no trânsito e sobre como mitigar esses riscos. Assim, busca engajar esses públicos na tomada de atitudes práticas que podem preservar vidas no trânsito e torná-los multiplicadores dessas informações.

A campanha destaca que acidentes não são causados somente por imprudências, e, sim, que existem outros fatores a serem considerados no trânsito: o ponto cego é um deles, principalmente quando se fala de veículos grandes, como caminhões e ônibus. Eles possuem pontos cegos à frente, em razão da altura; atrás, por causa do tamanho; e dos lados, devido à altura e à limitação dos espelhos. Dessa forma, a campanha mostra que, nas vias, não existem “vilões e mocinhos”, pois todos são responsáveis por um trânsito mais seguro; e a prática de direção defensiva por parte do motorista de caminhão e do motociclista pode salvar vidas.

Para José Aurelio Ramalho, “toda ação que envolva conscientização de quem transita é bem-vinda. Essa campanha, que tem como foco os motoristas de caminhão e ônibus e motociclistas traz um alerta importante: todos somos responsáveis por todos e somente com o cuidado e atenção de todos que transitam é que vamos mudar esse quadro de violência no trânsito”, afirma.

Qualquer empresa ou pessoa pode aderir ao movimento Pilotos pela Vida. A campanha conta com material que pode ser compartilhado nas redes sociais e no WhatsApp e também está disponível para impressão. https://bit.ly/pilotospelavida-cadastro

Veja as principais dicas para pilotos e motoristas trafegarem em segurança:

Motociclista

- Nunca queira competir. Se perceber uma intenção de manobra, sempre espere a sua vez.

- Não ultrapasse pelo lado direito.

- Sempre mantenha uma distância de segurança e tente se posicionar do lado esquerdo da via.

- Ultrapasse totalmente o caminhão antes de desacelerar.

- Tente fazer contato visual com o motorista e faça-se ser visto, sem ferir as leis de trânsito.

- Ao perceber qualquer aproximação suspeita, buzine!

Motorista de caminhão

- Fique atento aos pontos cegos.

- Seja prudente e, quando necessário, dê preferência a motociclistas e outros veículos menores.

- Sinalize mudanças na pista e tente sempre se posicionar para manter condutores próximos no seu campo de visão.

Clique aqui e baixe as figurinhas da campanha: https://sticker.ly/s/VQQ7XQ

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.