Acontece amanhã (12), um “Bate e Volta” de fim de ano entre motociclistas, em Holambra, no interior de São Paulo. O passeio será realizado pelo movimento #pilotecomoumagarota, promovido pela piloto e instrutora Lylian Tsai, que além de ministrar cursos de Moto Habilidade em várias cidades do país, coordena o Núcleo do Motociclismo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
O encontro de apoiadores do movimento #pilotecomoumagarota, tem como parceiro o OBSERVATÓRIO e, convida amigos e amigas motociclistas para mostrar a importância dos treinamentos com o intuito de diminuir os números de sinistros com motociclistas. A motocicleta é o modo de transporte que mais se envolve em sinistros de trânsito em todo o país e a Moto Habilidade é uma ferramenta muito útil para promover a segurança.
A instrutora Lylian Tsai (https://pilotecomoumagarota.com.br/), residente em Indaiatuba/SP, foi a primeira brasileira a conquistar dois títulos internacionais de Moto Habilidade (Flórida e Alabama/EUA) quebrando tabus e mostrando a força da mulher brasileira no mundo dessa modalidade esportiva.
A Moto Habilidade é um treinamento em baixa velocidade e uma modalidade do motociclismo que tem por finalidade principal tornar o motociclista mais habilidoso e seguro durante a condução da motocicleta. O esporte foi criado por policiais dos Estados Unidos e Canadá, na década de 1970.
“Esse esporte pode ser praticado por qualquer marca e modelo de moto. Desde 2017, ministro cursos em vários estados do Brasil para civis, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. Paralelamente a esse trabalho, foi criado um movimento chamado Pilote como uma Garota, por mulheres motociclistas que visam promover a pilotagem segura por meio desse esporte, a fim de reduzir os grandes números de acidentes com motocicletas e inspirar outras mulheres à prática. Frequentemente nos reunimos e fazemos alguns passeios em grupo, que é uma forma de aplicar a aprendizagem efetivamente”, explica Lylian.
Em novembro, no feriado de Finados, uma parceria entre o OBSERVATÓRIO, a piloto e instrutora de Moto Habilidade Lylian Tsai, o portal The Riders, 21 motociclistas mulheres, integrantes da corporação da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito receberam o treinamento de Moto Habilidade. A aula aconteceu na cidade catarinense de Balneário Camboriú, no espaço Speedway Music Park.
"A proposta desses treinamentos está de acordo com os propósitos do OBSERVATÓRIO e, portanto, estaremos trabalhando juntos para um trânsito mais seguro", encerra Lylian.
Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, “Treinar motociclistas de todas as categorias, é uma das metas do trabalho do OBSERVATÓRIO ao longo do próximo ano. Lylian estará coordenando esse trabalho e esperamos trazer o maior número de motociclistas possível”.
CONHEÇA O TRAJETO:
DISTÂNCIA – POSTO LAGO AZUL a HOLAMBRA - 82 KM
O encontro ao ar livre segue todas as recomendações propostas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para evitar a propagação da COVID-19.
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/j3xjqL4JnsQ"][/vc_column][/vc_row]
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.