O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e o Viva Rio vão promover um dia de treinamento e conscientização sobre segurança para motociclistas. O projeto-piloto “Motociclista Atitude Positiva” vai oferecer um curso on-line abordando técnicas de pilotagem e condução segura para aproximadamente 500 motociclistas em três pontos distintos do Complexo do Alemão, neste sábado (23), das 9h às 17h. A ideia é, em uma segunda etapa, levar o treinamento a outras comunidades do Rio de Janeiro.
Diante do crescente número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em todo país, o Observatório Nacional de Segurança Viária vem promovendo uma série de ações de conscientização com diversos públicos. “Nossa intenção é democratizar para todos os setores da sociedade o maior número de informações sobre um comportamento seguro no trânsito. Esse é o início da formação de uma cultura de segurança viária nessa classe, que aos poucos se estende para outras, e assim sucessivamente”, explica José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório.
O treinamento irá viabilizar cerca de 40 computadores ligados à internet: o centro de informática do Marquinho Pé Pé, na Alvorada; o Educap; e também a lan-house do Nélio.
Quem participar do treinamento estará concorrendo a um concurso cultural onde serão sorteados três tablets. Cada motociclista deverá gastar, em média, 40 minutos para concluir o treinamento on-line. Além disso, ao final da apresentação, o motociclista responderá um questionário e, em seguida, ele receberá um certificado, tudo já programado dentro da plataforma e-learning. A expectativa é que cerca de 500 motociclistas recebam o certificado do “Motociclista Atitude Positiva”
O curso:
Desenvolvido pelo Observatório, em parceria com a Seguradora Líder DPVAT, o ensino a distância tem como premissa divulgar para o maior número de pessoas possíveis informações corretas de como pilotar uma moto na maioria das situações cotidianas das ruas. São informações sobre transporte de pessoas e cargas, peso do veículo, frenagem, pisos molhados, ultrapassagem, enfim, informações de segurança no trânsito, convivência, direitos e deveres que nem sempre são comuns a todos os pilotos.
O treinamento a distância já é oferecido para vários grupos de motociclistas em vários Estados do país e conta com o apoio no desenvolvimento e distribuição da Seguradora Líder DPVAT. “Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, a moto está presente em 70% dos sinistros indenizados pelo Seguro DPVAT. Acreditamos que um trabalho educativo sério, como este desenvolvido pelo ONSV, deve ser apoiado pela sociedade”, diz o diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder DPVAT, Márcio Norton.
Quer saber como foi? Veja o depoimento de um mototaxista que realizou o treinamento:
Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP
Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.