Apesar de, em 2023, o estado de São Paulo registrar uma queda de 1,5% no número de óbitos no trânsito em relação a 2022, a cidade de São Paulo segue na contramão com o maior número de vítimas fatais em oito anos: 987, de janeiro a dezembro do ano passado — aumento de 9,8%. Os motociclistas, porém, continuam sendo as maiores vítimas nas vias de São Paulo. O caderno Mobilidade Estadão consultou o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que avaliou possíveis causas para esse cenário.
Conforme apresentou a reportagem de terça-feira (23), os dados do Infosiga SP - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, coordenado pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e gerenciado pelo programa Respeito à Vida, em ambas as contas, há um ponto em comum: os motociclistas são as maiores vítimas.
Em 2023, no estado de São Paulo foram 2.254 óbitos e 426 vítimas nas ruas da capital paulista, representando cerca de 42% desse total. A cidade já conta com faixas exclusivas para esses veículos, as Faixas Azuis — o que, na teoria, representaria maior segurança a esses condutores.
Para Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO, uma primeira análise mostra a importância dessa ação — uma vez que, de acordo com o Poder Público, essas vias não apresentaram óbitos desde a primeira implantação em 2022.
“No entanto, há dificuldade de expandir esse projeto, em virtude da própria infraestrutura e espaço físico. Dessa forma, somente faixas azuis não conseguem atender todo o sistema, especialmente em uma cidade desse porte”, observou.
Paulo Guimarães também cita outras causas para esse cenário: só no ano passado, no estado de São Paulo, houve aumento de 16% nos emplacamentos de motocicletas novas (mais de 200 mil veículos) em comparação com o ano anterior, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Além de condutores menos experientes e o crescimento da frota, os deslocamentos aumentaram, principalmente no pós-pandemia.
“Não é só a taxa que assusta: os mais afetados são os jovens entre os 18 e 24 anos, por óbito ou por sequelas em sua plenitude produtiva.”
Leia a reportagem completa: https://mobilidade.estadao.com.br/meios-de-transporte/moto/por-que-motociclistas-continuam-a-ser-as-maiores-vitimas-nas-vias-de-sao-paulo/
Foto: Alex Silva/Estadão/Divulgação.
O OBSERVATÓRIO conta com uma rede de Mantenedores Sociais, empresas que aderiram às boas práticas de ESG e que acreditam na transformação social por meio da mudança de comportamento no trânsito. É graças ao apoio dessas entidades: Abraciclo, Anfavea, CNT/SEST/SENAT, Gol Plus, Gringo, iFood, Ipiranga, Mobilidade Estadão, Raízen, Uber, Veloe e Vibra que acreditam na causa do trânsito seguro e investem na instituição, que é possível o desenvolvimento de projetos, estudos e pesquisas, como o levantamento de dados apresentados nesta reportagem.
Conheça mais sobre os nossos Mantenedores Sociais: https://www.onsv.org.br/nossa-rede-onsv/mantenedor-social/mantenedor-social#mantenedorsocial
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.