Matérias

Mortes no trânsito na região de Campinas diminuem 4% no último ano e OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária alerta sobre os dados

Escrito por Portal ONSV

23 JAN 2020 - 12H37

Reportagem do Jornal Band Cidade 2ª Edição de Campinas (SP), comenta os dados do Infosiga SP, referentes à queda no número de mortes no trânsito na região de Campinas. A reportagem ouviu o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que alertou para a necessidade de investimento em políticas públicas e conscientização de motoristas e pedestres.

Conforme dados estatísticos do Infosiga SP, a região de Campinas registrou queda de 4% no número de mortes no trânsito. Em 2019, foram registradas 927 mortes, em comparação com 2018, esse número chegou a 963. Apesar da queda nas estatísticas, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, avalia o impacto causado por esses acidentes.

Ramalho alerta: “Para 900 óbitos que nós tivemos durante o ano na Região Metropolitana de Campinas, tivemos aproximadamente 9 mil sequelas permanentes, ou seja, pessoas que perderam uma parte do corpo que vão ficar afastadas do trabalho, que vão gerar um custo social muito grande”, diz.

Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO: “Cem por cento dos acidentes são ligados à atitude. Eu tenho conhecimento das leis de trânsito, eu tenho habilidade para dirigir, mas a minha atitude como motorista é irresponsável. Eu falo ao celular, eu bebo e dirijo, eu uso o celular, eu não paro em uma faixa de pedestre, então essa atitude é que precisa ser transformada”, conclui.

Assista à reportagem completa:

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/4DzF0F72kkU"][/vc_column][/vc_row]

Imagem: Band Mais/Band Cidade

Apresentação Tiago 99
Matérias

Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99

Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.

UBER_Osasco
Comunicação

OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito

Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

SITE_NOVO (11)
Artigos

Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo

A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.