Das 21 ocorrências de trânsito fatais registradas este ano, 15 envolveram motociclistas
O Programa jornalístico do Rubinho, da TV Sol Comunidade, canal de TV local da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, de hoje (12), destacou os dados de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas este ano, na cidade. A coordenadora de Educação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Roberta Torres, foi ouvida pelo programa para avaliar os dados referentes a essas ocorrências.
Segundo os dados levantados pela reportagem do Programa do Rubinho, dos 20 casos de vítimas fatais por sinistros de trânsito, 15 foram com motociclistas. Além disso, conforme apontado pela matéria, 80% das pessoas em recuperação ortopédica na cidade, se envolveram em ocorrências de trânsito com motocicletas.
Conforme explicou Roberta Torres: “É extremamente preocupante porque uma premissa que a gente tem no trânsito é de que ninguém precisaria morrer vítima de um acidente de trânsito. Os acidentes são evitáveis. Quando a gente analisa um evento que aconteceu, seja uma batida, uma colisão, um atropelamento, mesmo não sendo perito, a gente consegue observar ali uma sequência de erros que tiram essa ideia de fatalidade. Porque não é uma fatalidade, na maioria dos casos tem o envolvimento do excesso de velocidade ou da ausência, não para a causa do acidente, mas para a gravidade, a ausência do cinto de segurança ou álcool e direção, ou uma ultrapassagem em um local proibido. Então, tudo isso, se tivesse tido uma postura adequada, segura, seja do motorista, do pedestre ou do motociclista, teria sido evitado”, destacou.
Em comparação aos anos anteriores, Indaiatuba registrou, 20 mortes no trânsito em 2019, 26 em 2020, e este ano, até o mês de novembro, o município registra 21 mortes em sinistros de trânsito. Questionada sobre esses altos números, a coordenadora de Educação do OBSERVATÓRIO destacou que o mau comportamento no trânsito é o principal fator para essas infrações e ocorrências.
Segundo Roberta Torres, “a imprudência de achar que ‘nada vai acontecer comigo’, principalmente entre os jovens, de que ‘sempre vai acontecer com o meu vizinho, mas nunca comigo, eu dirijo bem, eu piloto bem’. Às vezes, as pessoas pensam até que dirigem melhor depois que ingerem bebida alcoólica porque vai mais devagar. É uma mentira acreditar nisso. Porque o álcool acaba prejudicando muito, não apenas a direção, mas várias outras coisas que vamos fazer no nosso dia a dia, mas na direção isso pode acabar em morte”, informou.
A coordenadora de Educação do OBSERVATÓRIO destacou as ações que a entidade desenvolve para a prevenção e conscientização da sociedade, entre eles, estudos e pesquisas para conhecer e entender os problemas que permeiam o trânsito brasileiro. Além disso, destacou também as campanhas voltadas para a Educação para o Trânsito.
Assista à matéria completa (a partir de 23:40) em:
https://www.facebook.com/tvsol.comunidade/videos/1080059242797424/
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.