O quadro Momento Segurança no Trânsito desta semana mostra o terceiro programa da série sobre bicicletas, voltada a orientar sobre as melhores posturas para que o condutor de bicicletas seja um ciclista consciente.
As orientações, desta vez, alertam o ciclista de que deve ter atenção ao local de circulação, já que bicicletas são proibidas de circular em vias expressas, por exemplo. Assim o ciclista consciente tem de buscar as ciclofaixas, as ciclovias e as ciclorrota, ou seja, as rotas de bikes, três tipos de vias sinalizadas para a circulação de bicicletas.
O Momento Segurança no Trânsito alerta também os ciclistas de que se tiver de passar por passarelas e túneis para pedestres, a postura correta é descer da bike e fazer a travessia a pé, empurrando a bicicleta. Deste modo ele consciente estará preservando a integridade dos outros transeuntes e agindo em acordo com as determinações e regras de circulação.
Ciclista consciente deve sempre se lembrar, destaca o programa, que as vias são espaços de circulação compartilhados entre ele, os pedestres e os condutores de outros tipos de veículos, como as motocicletas e os automóveis. Destaca, ainda, que existem algumas cidades que dispõem de mapas cicloviários, indicando locais adequados para pedalar.
Finalmente, o quadro lembra que o ciclista consciente deve também preferir estacionar sua bike nos biciletários, que são estruturas de metais onde elas podem ser acorrentadas.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.