Os caminhões são o principal modal na logística de transportes do Brasil. E dirigir um deles exige grande responsabilidade por parte de seu condutor, em especial por tratarem-se de veículo de grandes dimensões. Transportando as riquezas do país por suas rodovias, e contribuindo, assim, para girar a roda da economia, o motorista de caminhão passa muito tempo na estrada, o que traz consequências para seu corpo e. também, para outros usuários das vias.
Com esta contextualização, o programa Momento Segurança no Trânsito aborda nesta semana, orientações aos motoristas deste modal. Uma delas, em virtude do longo período ao volante, é realizar paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia de trabalho. Isso porque o descanso é fundamental.
O condutor de caminhões deve também, para garantia da segurança, antes de empreender suas viagens, planejar a rota que vai seguirá; as paradas que fará e deve, ainda, conhecer caminhos alternativos para o caso de eventual necessidade.
E como a segurança é um quesito do qual nunca deve se dissociar, antes da viagem deve cuidar de alguns aspectos como a revisão capaz de mostrar se o veículo está em boas conduções de circulação; deve conhecer os equipamentos de segurança e verificar se a carga que transportará está acomodada corretamente.
Veículos em geral de grandes dimensões, o tamanho do caminhão influencia na sua condução. O motorista, portanto, tem de estar atento aos pontos cegos, especialmente nas manobras em marcha a ré. A cautela é um instrumento que nunca deve ser negligenciado, em especial ao fazer curvas. O motorista consciente deve também manobrar sempre com atenção e, se for parar ou descer em aclives, nunca deve se esquecer de usar calços. Sinalizar suas manobras e dar a preferência são atitudes do condutor que não deve nunca esquecer que é o responsável pelos veículos menores e pelos pedestres.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias que buscam incentivar ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O programa é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulga-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação via email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.