Diretor-presidente do OBSERVATÓRIO e idealizador do Movimento Maio Amarelo, afirma que conscientização é responsabilidade de todos
Em entrevista ao jornalista Gustavo Magnusson, do site Hora Campinas, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e idealizador do Movimento Maio Amarelo, José Aurelio Ramalho, comentou sobre o aumento de mortes no trânsito de Campinas, interior de São Paulo, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Apesar da redução de 58,8% no índice de sinistros fatais no trânsito nos últimos 10 anos, a cidade de Campinas registrou aumento de 1,7% de mortes na comparação entre 2019 e 2020, houve um crescimento de 61% no número de atropelamento de pedestres neste período.
Os dados pertencem ao “Caderno de Acidentalidade no Trânsito em Campinas 2020”, divulgado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na terça-feira (11/05). A iniciativa é uma das ações ligadas ao Movimento Maio Amarelo, que ocorre desde 2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. Neste ano, em sua 8ª edição, o lema da campanha é: “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.
“Durante longos períodos no ano passado, o trânsito reduziu drasticamente e passamos a nos acostumar com esta fluidez. Com as ruas e avenidas mais liberadas, houve significativo aumento na velocidade dos veículos. Com a pequena retomada do tráfego, a distração, negligência e imprudência levaram a mais ocorrências de trânsito”, avaliou Ramalho.
Ramalho conclui com uma mensagem, “Praticar a empatia e a percepção de risco no trânsito. Se todos nós, ao sairmos de casa todos os dias, seja para ir ao trabalho, levar as crianças à escola ou fazer uma viagem, disciplinarmo-nos para praticar essa postura nas vias, ruas e rodovias, podemos ter certeza que os números de lesionados e óbitos no trânsito brasileiro cairão drasticamente”.
Leia a entrevista completa, em: https://horacampinas.com.br/mais-motos-e-imprudencia-elevam-acidentes-no-transito-aponta-especialista/
Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.