No dia 30 de dezembro, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório, Professor Jorge Tiago Bastos, foi o convidado do programa Bandeirantes Acontece, da Rádio Bandeirantes. O especialista falou sobre o aumento das mortes no trânsito, abordando, principalmente, os óbitos de motociclistas no Estado de São Paulo.
O membro do Conselho Deliberativo do Observatório iniciou sua participação falando sobre a compilação de dados do DATASUS, recentemente divulgados pelo Observatório, sobre as mortes no trânsito em 2023. De acordo com o Professor Jorge Tiago Bastos, houve um acréscimo de quase mil mortes no ano de 2023, em relação ao ano de 2022. "Anteriormente, contabilizavam-se 33.900 mortes e, agora, os dados apontam que cerca de 34.900 motoristas faleceram, aproximadamente. É um cenário que vemos em todo o país. E esse aumento é, em grande parte, impulsionado pelas mortes de motociclistas", comentou o especialista.
O âncora do programa Bandeirantes Acontece questionou o especialista sobre o preparo dos motociclistas em seu processo de formação e como isso impacta nos altos números de mortes no trânsito.
"Nós temos essa deficiência no treinamento de motociclistas. É um ambiente muito diferente da condução diária. Existe também a baixa percepção dos riscos por parte dos motociclistas em relação ao trânsito, devido às manobras, à velocidade e à condução arriscada. E isso pode ser estendido para a formação de todos os condutores. A percepção do risco é muito baixa, desde o ato de beber e dirigir, até andar acima da velocidade ou não usar o cinto de segurança, por exemplo."
Segundo dados extraídos do Infosiga pela equipe de reportagem da Rádio Bandeirantes, o Estado de São Paulo registrou 5.594 mortes em sinistros de trânsito entre janeiro e novembro de 2024.
Questionado sobre a existência de um cenário que traga esperança para a segurança viária, o especialista falou sobre o aumento das ações de sensibilização, mas ainda destacou a urgência na redução dos números de sinistros e óbitos.
"O tema, especialmente nos últimos 10 anos, tem sido muito mais debatido pelos governos e pela sociedade. O Movimento Maio Amarelo, que ocorre anualmente, é um exemplo. Ele está cada vez maior e com mais ações. Alguns municípios conseguiram reduzir os óbitos no trânsito na última década. Essas cidades alcançaram isso com a gestão de velocidades, fiscalização, estudos, ações de comunicação e intervenções na infraestrutura viária."
O Professor Jorge Tiago Bastos também comentou sobre o equilíbrio entre punição, educação e melhorias para conter a alta nas mortes de motoristas, sejam motociclistas ou não. "A punição sozinha não resolve os problemas, mas é um caminho. O condutor precisa perceber a possibilidade de punição em caso de infração. Vemos isso com relação à velocidade. As cidades que fiscalizam conseguem reduzir as mortes com fiscalização e infraestrutura."
4th Global Ministerial Conference on Road Safety
O membro do Conselho Deliberativo do Observatório também falou sobre a importância da conferência, que acontecerá em fevereiro em Marrakech, Marrocos. A 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária reunirá líderes e especialistas para acelerar as ações rumo à meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de reduzir pela metade as mortes globais no trânsito até 2030.
"Essa conferência será um encontro de balanço da metade da década, justamente para avaliar como os países estão lidando com a segurança viária. Especialmente para aqueles países que estão atrás no cumprimento da meta. Como é o caso do Brasil, que precisa reduzir quase à metade as mortes até o final da década, lidando com uma tendência de crescimento. Será um período para avaliar o que está sendo executado e fazer possíveis mudanças daqui para frente", completou.
Assista na íntegra clicando aqui!
Observatório disponibiliza dados consolidados do DATASUS 2023
Observadora Certificada participa de ação voltada para a saúde de motoristas em Alhandra/PB
Na última sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu a ação denominada Operação RODOVIDA, na cidade de Alhandra, no estado da Paraíba. A etapa da operação ocorreu na unidade da PRF localizada no município.
Ação educativa será realizada em Santo André, grande ABC paulista
Será realizada amanhã, 17/12, a partir das 7h, no centro da cidade de Santo André mais uma ação educativa de conscientização para um trânsito seguro entre a Prefeitura da cidade, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana, juntamente com profissionais do OBSERVATÓRIO, incluindo Observadores Certificados e a Uber, empresa Mantenedora Social do OBSERVATÓRIO.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.