A cidade de Jundiaí - integrante do programa Município Laço Amarelo – localizada no interior do estado de São Paulo, inaugurou na última sexta-feira (15), entre as ações de celebração ao seu aniversário de 367 anos, o Jardim da Mobilidade, um espaço lúdico e educativo, que contempla de forma pedagógica e inclusiva a mobilidade para as crianças. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado por Daniela Gurgel, public affairs da entidade, durante a inauguração do ambiente.
“Hoje, consolidamos um projeto educacional para criar, desde a infância, uma cultura de paz no trânsito, com a entrega do Jardim da Mobilidade. É um grande avanço nas ações educativas da cidade”, considerou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando. “Outro ponto importante é que as crianças são multiplicadoras desse aprendizado. Elas acabam levando essas informações para os seus pais e responsáveis, e se tornam fiscais quando estão com eles no trânsito”, avaliou.
Este projeto é mais uma ação da Prefeitura de Jundiaí, e tem como objetivo incentivar os pequenos a explorarem o trânsito de maneira segura, promovendo o uso da bicicleta e proporcionando educação para a ocupação responsável dos espaços urbanos desde a infância.
Com investimento total de R$ 1,260 milhão, o Jardim da Mobilidade é uma área de aproximadamente 1.200 m², projetada para oferecer às crianças, entre 5 e 12 anos, uma vivência única no universo do trânsito urbano. Com 250 metros de 'mini ruas e avenidas', 312 metros de ciclofaixa e ciclovia, 372 m² de calçadão para pedestres e 851 m² de asfalto, o espaço recria uma via pública completa, com trânsito, ciclovias, pedestres, semáforos e sinalização.
“Um trânsito seguro é parte primordial para que as crianças ocupem os espaços urbanos com autonomia e segurança. Aprendendo a adotar comportamentos eficazes, tanto como pedestres, ciclistas e futuros motoristas”, explicou o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
O Jardim da Mobilidade leva o nome do engenheiro Roberto Leoni, falecido em abril de 2021. Roberto foi servidor público da Prefeitura de Jundiaí e contribuiu para o desenvolvimento da cidade, especialmente na elaboração de projetos de sinalização viária. Antes de conhecerem o espaço, as crianças assistiram a um teatro ao ar livre, onde os atores-instrutores explicaram as regras de trânsito de maneira divertida e lúdica.
A proposta do projeto é que a criança exerça o seu direito de brincar e aprender ao mesmo tempo. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, DAE S/A e construído com investimento de contrapartida de empreendimento instalado na cidade.
Leia a matéria completa: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/15/jardim-da-mobilidade-espaco-ludico-e-de-educacao-para-o-transito-e-realidade-em-jundiai/
1/15
Fotos: Fotógrafos Prefeitura Municipal de Jundiaí/Divulgação/Daniela Gurgel.
CEO do Observatório participa de audiência pública que discutiu leis para combater crimes nas rodovias
No dia 12 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Zé Trovão (PL/SC). O encontro contou com a participação do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, além de diversos outros representantes do setor. O objetivo da audiência pública foi solicitar agilidade na tramitação de projetos de lei que visam combater os crimes nas rodovias brasileiras, como os roubos de carga.
Trans Zaneti adere ao Selo Mobilidade Segura
A Trans Zaneti nasceu da paixão de seus fundadores, desde a infância, pelo segmento de transportes. Sua sede está situada na cidade de Osvaldo Cruz, no oeste do estado de São Paulo, conhecida como a capital estadual do Bi-Trem Graneleiro. Atualmente, contamos com uma filial operacional estratégica na cidade de Ribeirão Preto, também no estado de São Paulo.
Escolas Municipais de Vitória da Conquista/BA são contempladas com livros do Programa Educa
Com mais de 300 mil habitantes, Vitória da Conquista, na Bahia, é um dos municípios parceiros do Programa Educa há alguns anos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: