A cidade de Jundiaí - integrante do programa Município Laço Amarelo – localizada no interior do estado de São Paulo, inaugurou na última sexta-feira (15), entre as ações de celebração ao seu aniversário de 367 anos, o Jardim da Mobilidade, um espaço lúdico e educativo, que contempla de forma pedagógica e inclusiva a mobilidade para as crianças. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado por Daniela Gurgel, public affairs da entidade, durante a inauguração do ambiente.
“Hoje, consolidamos um projeto educacional para criar, desde a infância, uma cultura de paz no trânsito, com a entrega do Jardim da Mobilidade. É um grande avanço nas ações educativas da cidade”, considerou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando. “Outro ponto importante é que as crianças são multiplicadoras desse aprendizado. Elas acabam levando essas informações para os seus pais e responsáveis, e se tornam fiscais quando estão com eles no trânsito”, avaliou.
Este projeto é mais uma ação da Prefeitura de Jundiaí, e tem como objetivo incentivar os pequenos a explorarem o trânsito de maneira segura, promovendo o uso da bicicleta e proporcionando educação para a ocupação responsável dos espaços urbanos desde a infância.
Com investimento total de R$ 1,260 milhão, o Jardim da Mobilidade é uma área de aproximadamente 1.200 m², projetada para oferecer às crianças, entre 5 e 12 anos, uma vivência única no universo do trânsito urbano. Com 250 metros de 'mini ruas e avenidas', 312 metros de ciclofaixa e ciclovia, 372 m² de calçadão para pedestres e 851 m² de asfalto, o espaço recria uma via pública completa, com trânsito, ciclovias, pedestres, semáforos e sinalização.
“Um trânsito seguro é parte primordial para que as crianças ocupem os espaços urbanos com autonomia e segurança. Aprendendo a adotar comportamentos eficazes, tanto como pedestres, ciclistas e futuros motoristas”, explicou o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
O Jardim da Mobilidade leva o nome do engenheiro Roberto Leoni, falecido em abril de 2021. Roberto foi servidor público da Prefeitura de Jundiaí e contribuiu para o desenvolvimento da cidade, especialmente na elaboração de projetos de sinalização viária. Antes de conhecerem o espaço, as crianças assistiram a um teatro ao ar livre, onde os atores-instrutores explicaram as regras de trânsito de maneira divertida e lúdica.
A proposta do projeto é que a criança exerça o seu direito de brincar e aprender ao mesmo tempo. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, DAE S/A e construído com investimento de contrapartida de empreendimento instalado na cidade.
Leia a matéria completa: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/15/jardim-da-mobilidade-espaco-ludico-e-de-educacao-para-o-transito-e-realidade-em-jundiai/
1/15
Fotos: Fotógrafos Prefeitura Municipal de Jundiaí/Divulgação/Daniela Gurgel.
Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP
Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.