Matérias

JN faz alerta: violência no trânsito mata mais do que armas em 4 estados

Escrito por Portal ONSV

22 DEZ 2018 - 22H57

O  OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, mais uma vez, é fonte da imprensa brasileira e foi ouvido pelo Jornal Nacional. A reportagem do jornalista César Menezes exibida neste sábado (dia 22/12) abordou o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito e constatou que, em 4 estados brasileiros, os mortos pela violência no trânsito superam o de vítimas da violência pública.  E ainda fez um alerta importante: dezembro é o mês em que o número de mortos por acidentes de trânsito é maior do que o resto do ano.

Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, o problema de tantas vidas ceifadas no trânsito brasileiro começa na formação do condutor, que não aprendem a avaliar os riscos atrás de um volante ou em cima de uma moto. “Tanto o motorista, pedestre, ciclista, motociclista não tem a percepção do risco que ele está correndo ao andar em alta velocidade, usar o celular, beber e dirigir e assim por diante”, reforçou Ramalho.

Mais que números e dados estatísticos, aqueles que se acidentam no trânsito e sobrevivem, vão carregar sequelas pelo resto da vida. Em 2017, mais de 180 mil pessoas foram internadas nos hospitais brasileiros, refletindo num custo social de mais de R$ 260 milhões.

Assista aqui a reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/7252868/

Apresentação Tiago 99
Matérias

Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99

Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.

UBER_Osasco
Comunicação

OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito

Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

SITE_NOVO (11)
Artigos

Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo

A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.