Psicóloga do trânsito e coordenadora do Núcleo de Saúde do OBSERVATÓRIO destaca pontos relevantes sobre o tema na série
Jornal Primeira Hora da Rádio Bandeirantes desenvolve série de reportagens com foco em histórias de intolerância no trânsito. A psicóloga do trânsito, Observadora Certificada e coordenadora do Núcleo de Saúde do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Bianca Cruz, participou do segundo episódio, destacando pontos relevantes para o aumento de discussões e mortes no trânsito.
Segundo a psicóloga do trânsito Bianca Cruz, a banalização da vida e o aumento de discursos de ódio e o segundo, vivemos uma espécie de luto e estresse pós-traumático coletivos, causados pela pandemia e os desdobramentos dela em nossas vidas, como o desemprego e a perda de renda.
“A gente percebeu um aumento na baixa tolerância à frustração, na ansiedade, com a oscilação de humor também e muito, em função de toda essa carga que a pandemia nos trouxe e o tempo todo, as pessoas morrendo, ficando nos leitos hospitalares. Não tem como agir naturalmente mediante uma situação que é extremamente atípica. O que a gente precisa é reduzir os comportamentos automatizados, ou seja, impulsivos”, argumentou Bianca Cruz.
Ouça agora!
Episódio 1: https://twitter.com/i/status/1555182908280905728
Episódio 2: https://twitter.com/i/status/1555512303486996481
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.