Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

CEO do OBSERVATÓRIO é um dos especialistas consultados para falar sobre o tema à Revista Minas Led, da Cemig

Escrito por Portal ONSV

18 JUL 2024 - 16H34

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

A iluminação pública exerce um papel fundamental para a redução dos níveis de violência e para a apropriação dos espaços pela sociedade. Em todo o Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados, estima-se que, todos os anos, 45 mil pessoas, em média, são vítimas fatais do trânsito. Assim como no caso da segurança pública, vários são os fatores que devem ser implementados para mitigar essa realidade. E, mais uma vez, a iluminação pública figura como elemento-chave.

Especificamente sobre a direção em período noturno, Paulo Guimarães, destaca que a iluminação pública faz a diferença porque os condutores precisam se limitar ao farol e, dependendo da velocidade praticada, os riscos de acidentes podem aumentar, principalmente em vias não iluminadas.

Ainda para o CEO do OBSERVATÓRIO, nos dias de hoje, a tecnologia que mais se adequa às vias é a iluminação de LED, que, de acordo com ele, traz ganhos em luminância, ou seja, ilumina melhor o ambiente urbano. Mas vale destacar que a importância não se limita ao trânsito de veículos, mas também à segurança de pedestres e ciclistas.

“Quando você tem uma via não iluminada, o direcionamento do farol está focado na pista. Em vias bem iluminadas, e é importante lembrar que, além da tecnologia da iluminação pública, nós temos também questões relacionadas às interferências, como as copas de árvores, que causam sombreamento, a gente percebe que as luminárias de LED trazem ganhos de iluminação nas calçadas”, afirma o CEO do OBSERVATÓRIO.

Faça o download da versão digital da revista e leia a reportagem completa: https://www.cemig.com.br/programa-sustentabilidade/minas-led/

*Com o objetivo de impulsionar a modernização do parque de iluminação pública de Minas Gerais, a Cemig substituiu mais de 130 mil luminárias antigas e de alto consumo energético por outras de LED. O projeto Minas Led, como é conhecido, foi finalizado em maio de 2024, beneficiando 410 municípios com a nova iluminação.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.