Dentro do Programa Observar da parceria estratégica entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a empresa Pósgraduar/Nova Capacitar, guardas municipais da cidade mineira de Andradas estão recebendo o curso Agente de Trânsito desde o início de novembro.
A formação é prevista pela Portaria 94, de 31 de maio de 2017, do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e é requisito para a atuação dos guardas como agentes após a municipalização do trânsito.
Ao todo são 200 horas de curso que tem os seguintes módulos: Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel do Educador e do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional.
O curso está sendo realizado na sede da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais). Todos os instrutores são guardas municipais com formação ou atuação na área. O módulo de Prática Operacional ocorrerá durante o mês de dezembro, quando os guardas, sob orientação dos instrutores, realizarão blitz educativas pela cidade, aprendendo técnicas de abordagem, práticas de fiscalização e operação.
Para Anderton de Andradas Leoncio, comandante da Guarda Municipal de Andradas, o curso é essencial para qualquer cidade que esteja municipalizando o trânsito. “Com a base curricular completa, que engloba tráfego, fiscalização e educação, tomamos ciência do que é o trânsito para uma melhor atuação e para tentar mudar a realidade, já que a educação no trânsito é muito baixa, e fazer a diferença nas vias é essencial”, disse.
A Pósgraduar e o OBSERVATÓRIO firmaram parceria no 2º semestre de 2017 para promoverem treinamento e especialização a várias categorias que atuam na área de mobilidade. Outras informações podem ser obtidas no endereço: www.posgraduar.com.br.
Vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, visita a sede do Observatório
Na tarde da última quinta-feira (07), o vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou a sede do Observatório, no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos/SP.
Projeto Motorista Série A, fruto da cooperação entre SEST SENAT e OBSERVATÓRIO, vence Prêmio SENATRAN 2024
Na última terça-feira (05), aconteceu em Brasília mais uma edição do Prêmio SENATRAN, que reconhece iniciativas voltadas à segurança no trânsito. Nesta edição, o SEST SENAT, parceiro e mantenedor do Observatório, venceu uma das categorias, com seu projeto Motorista Série A.
Trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa do Observatório vence Prêmio SENATRAN 2024
No último dia 5, mais um trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa/CNPq do Observatório Nacional de Segurança, foi premiado no Prêmio SENATRAN.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.